Pouso Alegre

Casa é invadida por esgoto no bairro Jardim Redentor em Pouso Alegre

Morador denuncia que problema persiste há dois anos e que Copasa não atende reclamação

Nayara Andery / 04 janeiro 2022

Casa no Jardim Redentor enfrenta retorno de esgoto com chuvas, há dois anos.

Imagine acordar e ver sua casa cheia de esgoto pelo banheiro, corredores, cozinha e outros cômodos. Essa é a situação onde moram Roberto Luiz da Silva, a esposa e o filho, no bairro Jardim Redentor em Pouso Alegre. Durante a madrugada eles limparam a casa.

A água suja retorna por toda a tubulação do interior e exterior do imóvel e se espalha pela casa. “Eu não consigo nem trabalhar que eu tô muito preocupado, porque a casa enche d’água. Tem móvel, tem tudo e não tem jeito de erguer, não tem para onde erguer”, conta Roberto.

Há cerca de dois anos o problema se repete, sem solução da Copasa, empresa que presta o serviço referente à água e esgoto no município, afirma o morador. No vídeo ele conta que “às 2h da manhã a gente já limpou tudo, já lavou tudo e olha novamente tudo bufando (retorno da água suja). Não tem nem como passar aqui.”

Ao mostrar o corredor de acesso ao imóvel todo fechado com água suja, ele conta que a empresa afirmou que o atendimento é feito em até 24h após a reclamação. “Tem quatro protocolos feitos. Precisava colocar uma válvula de retenção e não coloca. Lá atrás está tudo cheio de água só com essa chuva que deu agora de manhã, às 6h.”

Segundo a concessionária, a reclamação foi registrada por volta de 0h desta terça-feira (04/01) e uma equipe foi até o local nesta manhã.

Confira a resposta da Copasa sobre o assunto:

“A Copasa informa que já foram sanados na manhã desta terça-feira (04/01), o extravasamento de esgoto e o entupimento da rede de esgoto do imóvel localizado na rua Alberto Luiz Coutinho, 220, no Jardim Redentor, em Pouso Alegre. Como medida de prevenção, uma válvula de retenção será instalada no local ainda hoje (04), evitando assim que o esgoto retorne novamente para o interior do imóvel.

É importante ressaltar que a ocorrência de extravasamento se deve ao uso inadequado da rede de esgotamento sanitário, que pode acontecer no caso do descarte incorreto de objetos como fraldas, panos, cabelos, dentre outros materiais. As redes coletoras de esgoto são projetadas para receber somente resíduos líquidos e pastosos, advindos do chuveiro, vaso sanitário, da lavagem de roupas, utensílios de cozinha e residências. Outro fator que gera a ocorrência é a ligação da rede pluvial à rede de esgoto. Com a sobrecarga da água da chuva, a tubulação pode estourar e causar danos. Por isso, a orientação é canalizar a água da chuva para as ruas.

A Copasa informa ainda que irá proceder com a perícia interna do imóvel e, se constatados prejuízos ao cliente por falha na prestação de serviços por parte da concessionária, será feito todo o processo indenizatório.”

Mais Lidas