Cultura

O Teatro Municipal está de volta após reforma e pandemia!

Se pensarmos em tempo de existência e o tempo daqui pra frente, esses anos fechado são um pedacinho muito pequeno em toda sua longa linha temporal

Mariana Sayad / 26 dezembro 2021
Theatro Municipal de Pouso Alegre é reaberto. imagem: reprodução prefeitura

Teatro Municipal de Pouso Alegre é reaberto. imagem: reprodução prefeitura

Quem não estava com saudade do Teatro Municipal de Pouso Alegre? Sim, ele está de volta! Passou por uma grande reforma, depois a reforma da reforma, ia reabrir e… Pandemia e fechou tudo, até o teatro que já estava fechado. Mas no início desse mês foi anunciada a sua reabertura que, de fato, ocorreu em 10/12.

Não podia ter escolha melhor para a abertura do que o duo Basílio, com o show Heranças. Henrique e Odilon Basílio que, além de homenagearem a célebre dupla Nonô & Naná, são músicos renomados e da terra. O Teatro Municipal de Pouso Alegre data de 1875, sendo que a cidade foi fundada em 1848, ou seja, quando cidade tinha apenas 27 anos de emancipação, já existia um teatro. Comparando com São Paulo, por exemplo, o Teatro Municipal foi inaugurado em 1911. É uma criança perto do de Pouso Alegre, não é mesmo?

O Teatro Municipal de Pouso Alegre ficou fechado muitos anos para uma reforma monumental, mas se pensarmos em tempo de existência e o tempo daqui pra frente, esses anos são um pedacinho muito pequeno em toda sua longa linha temporal. O teatro já foi palco de projetos inesquecíveis, como apresentações de música popular e erudita, festivais de teatro e outros eventos culturais que agora, com a retomada das atividades presenciais, irão retornar com força total.

Theatro Municipal de Pouso Alegre - Foto: Divulgação prefeitura

Teatro está ‘novinho’ outra vez. Foto: Divulgação prefeitura

O teatro pertence a toda cidade, a todas as pessoas do munícipio. Ele faz parte da história da cidade, por isso, que também faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do munícipio desde 1999, uma proteção e valorização muito importante para a preservação da nossa história e cultura. Todas as pessoas têm história com o teatro, pois ele faz parte do cotidiano da cidade e deve estar mais presente ainda. Ele é uma casa e tanto para a arte e a cultura.


Mariana Sayad é jornalista, produtora cultural. Ela sócia da Luneta, ao lado de Júlia Lopes. A empresa é especialista em economia criativa e consultoria criativa de negócios.

Mariana Sayad - jornalista - Pouso Alegre - Foto Arquivo Pessoal

Mariana Sayad, jornalista e produtora cultural. Foto: Arquivo Pessoal

Mais Lidas