Notícia

Busto homenageia o ex-prefeito Simão Pedro Toledo, em Pouso Alegre

Obra inaugurada nesta sexta-feira (17/12) reconhece homem que se destacou no cenário cultural e político

Nayara Andery / 17 dezembro 2021

Busto que homenageia Simão Pedro está na Praça da Câmara, em Pouso Alegre. Imagem CMPA

Um busto em homenagem ao ex-prefeito de Pouso Alegre, Simão Pedro Toledo foi inaugurado pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira (17/12). O monumento está na praça da Câmara, na avenida São Francisco, bairro Primavera.

A cerimônia aconteceu no Museu Tuany Toledo, com a presença de autoridades, da viúva de Simão, Eunice Riera Toledo e os filhos deles, Renato e Denise. O evento destacou a importância do político para o desenvolvimento de Pouso Alegre. A sede da Câmara foi inaugurada em 2009, quando recebeu o título de Palácio Simão Pedro Toledo.

O Museu de Pouso Alegre leva o nome do pai de Simão. O local tem um espaço dedicado ao ex-prefeito, com objetos histórico e pessoais. O acervo está em duas vitrines, onde estão expostos óculos, caneta, relógio, beca, terno completo e outros pertences. Um dos itens que mostra a importância dele na vida pública é a Medalha de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, concedida no período em que Simão exerceu posto no quando Simão atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Político com destaque no Brasil

Pousoalegrense e filho do ex-prefeito, Tuany Toledo, Simão Pedro Toledo nasceu em 1939 e morreu em 2009. Ele foi advogado, professor no Colégio Colégio São José e na Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Ao seguir os passos do pai ele ingressou na política como vereador, se tornou presidente da Câmara, foi duas vezes prefeito de Pouso Alegre. A vida pública ainda teve dois mandatos como deputado estadual e o cargo de conselheiro do TCE-MG, em 1997. No Tribunal de Contas foi corregedor, vice-presidente e presidente. Nesse período criou o projeto Fiscalizando com o TCE, que recebeu prêmios, entre eles, do Ministério do Planejamento e Gestão.

Ele teve obras publicadas na carreira jurídica e ainda participou do Programa Planejamento e Desenvolvimento Urbano em Berlim e Dusseldorf, na Alemanha em 1988. Em 1993 ele participou XIX Programa Brasília-Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde em Miami, nos EUA. O advogado, político e escritor teve integrou a Academia Tiberiana de Roma (Itália), Academia de Ciências Humanísticas y Relaciones da República Dominicana e Academia Pouso-alegrense de Letras.

 

Mais Lidas