Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Prefeitura de Pouso Alegre assume Colégio CNEC após desapropriação

Instituição desapropriada em Pouso Alegre. Imagem Prefeitura

A posse do prédio do colégio particular Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC) foi assumida pelo prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, nesta quarta-feira (15/12). Ele afirmou que serão ofertadas mais de 1 mil vagas para alunos da rede pública, na nova sede e contratação de educadores.

“Essa escola foi construída em cima de um terreno que há época a família Cobra doou para ser uma escola filantrópica e isso se perdeu no tempo.” O prefeito reforçou a necessidade da desapropriação, já que segundo ele, a sede era subutilizada.

A secretária municipal de educação, Leila Fonseca e o vice-prefeito, Coronel Dimas participaram da posse. Em 12 de novembro, Leila publicou vídeo onde lembrou que estudou e trabalhou no CNEC. Ela defendeu a necessidade urgente da desapropriação para reduzir déficit de vagas na rede pública.

De acordo com Simões, a prefeitura não teve outra forma de atuar a não ser a desapropriação. Ele defendeu que foram feitas tentativas de negociação e até mesmo, contato com a administração do CNEC em Brasília (DF), sem sucesso. A reportagem tentou contato com o CNEC do município e o grupo em Brasília, mas, não foi atendida.

Simões concedeu entrevista à Rádio Difusora HD nesta quarta-feira (15). Ele afirmou que conversou na data com a diretora e informou “que não é uma situação de conflito” e deixou espaço aberto para professores participarem da seleção da prefeitura. Para ele o importante “é que uma escola que estava com cento e poucos alunos, ela vai atender 1 mil alunos da rede pública”. estudantes.

“Os pais tiraram as crianças das escolas particulares” e levarem para as municipais, acrescentou o prefeito na entrevista. Ele demonstra preocupação em abrir novas vagas com as aulas presenciais. “E nós constatamos que o que nós temos de espaço físico está muito aquém do número de alunos que nós estamos recebendo.” A solução mais rápida em opção à construir foi a desapropriação, afirma.

Processo seletivo para educadores

Um processo seletivo será realizado para contratação de educadores, afirmou o prefeito. Sobre os professores que atuavam até dezembro no CNEC, ele convidou “que participem do nosso chamamento, do nosso concurso para ser professores”.

Sair da versão mobile