Fake News: pedido de prato antigo para criança autista viraliza
Mensagem tem sido usada em vários estados e com contatos de pessoas que não sabiam da história
Nayara Andery / 14 dezembro 2021Mensagem tem sido usada em vários estados e com contatos de pessoas que não sabiam da história
Nayara Andery / 14 dezembro 2021Fake News pedindo prato para a criança autista viraliza.
Você recebeu alguma mensagem com a foto de um prato de antiquário sendo pedido em nome de uma mãe ou familiar de criança autista? Essa fake news viralizou nos últimos dias. A postagem tem sido compartilhada inclusive via WhatsApp. Em estados diferentes é divulgada montagem com números de pessoas reais que não condizem com a história.
É o caso de uma mensagem que fez Andréa, com telefone do estado do Rio de Janeiro, perder até o sono. Ela nem sabia que o número de celular dela foi usado em uma mensagem que pedia o prato de antiquário para um menino autista. A informação veio por meio de pessoas que entraram em contato para supostamente ajudar.
A reportagem do Terra do Mandu, falou por telefone com Andréa, que preferiu não gravar entrevista. Ela respondeu que desde 10 de dezembro não consegue nem ao menos trabalhar. A todo tempo recebe mensagens e ligações de pessoas que receberam a mensagem falsa com o contato dela. Além do incômodo, ela acaba tendo que explicar o fato para quem entra em contato.
A FAKE NEWS QUE CIRCULA NO SUL DE MINAS
Em Pouso Alegre e região, pessoas até garantem que a criança é de um conhecido ou conhecida. Quando quem recebeu a mensagem entra mais a fundo no assunto, se descobre que foi apenas uma mensagem recebida por rede social.
A postagem usada nesta semana traz a seguinte mensagem “Pessoal! Procurei saber á respeito da criança autista que não está se alimentando porque o prato que ela usava quebrou, realmente os pais são do Rio de Janeiro mas estão morando aqui em Pouso Alegre. Vou colocar a foto e se alguém tiver um prato desses para doar, entre em contato com o telefone que aparece. Deus lhes pague”. Ainda não conseguimos a informação se o caso é estelionato ou configura outro crime.
PRATO É CONHECIDO
O prato citado é praticamente uma relíquia e chega a custar em média R$ 100 a R$ 150 na internet. Fabricado na linha Termo Rey pela resistência ao calor e poder ser usado na mesa, era comum ver o produto nos lares brasileiros. Isso principalmente desde a década de 1970, quando a Brasividro chegou ao Brasil e deu início à produção. Apesar de ter produto popular, a empresa encerrou a fabricação em 1986 e encerrou as atividades.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu