Região

Professores da rede municipal de Itajubá entram em greve por melhorias e direitos da categoria; vídeo

Profissionais reivindicam direitos, pedem rateio do FUNDEB e questionam mudanças na programação de férias. A prefeitura enviou nota sobre os pedidos da categoria

Magson Gomes / 13 dezembro 2021

Profissionais da rede municipal de educação de Itajubá iniciaram uma greve nesta segunda-feira (13/12). Eles reivindicam garantias de direitos e algumas melhorias para a categoria. Ainda questionam a falta de diálogo com o poder Executivo local.

“Essa greve se dá por causa dos nossos direitos. Direitos nossos e dos nossos alunos e de toda comunidade escolar. O que nós reivindicamos é a revisão do nosso plano de cargos e carreiras, que está defasado; pela mudança de nossas férias, que foi feita de forma arbitrária pelo Executivo; pela garantia dos direitos pelo repasse do FUNDEB, o famoso rateio do FUNDEB; por mais respeito e valorização dos profissionais da educação e por mais organização e planejamento na prefeitura”, explica a professora Viviane Luiza Reis.

O movimento já fez passeatas pelas ruas da cidade e promete novas ações até a próxima quarta-feira (15/12), quando os professores irão se reunir para discutir se manterão a greve.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Itajubá enviou uma nota à nossa redação onde informa quais medidas estão sendo tomadas para atender as reivindicações dos professores e demais profissionais da rede municipal de educação.

Segundo a nota, ainda não há um entendimento conclusivo sobre a utilização dos recursos do FUNDEB como rateio para os profissionais. Diz também que o plano de cargos e carreiras está em revisão.

Veja íntegra da nota da prefeitura

“A Prefeitura está acompanhando minuciosamente o andamento jurídico e político sobre o recurso do FUNDEB, questão complexa que tem posicionamentos opostos em diversos municípios e estados. Assim, aguardamos os trâmites do Projeto de Lei 3.418/21, bem como da PEC 13/21, que tratam e influenciam diretamente sobre o tema, mas que ainda não foram finalizados.

A revisão do Plano de Cargos e Carreiras está em pleno andamento e já se encontra em análise jurídica interna. A Prefeitura realizará o devido debate técnico e estabelecerá a revisão juntamente com a Comissão formada pela portaria 712/2019.

Atualmente um dos pedidos de mudança do Plano de Cargos e Carreiras já está em vigência. Trata-se da Normativa 09/2021 que regulamenta a redução da jornada de trabalho (1/3) dos Professores Regentes, Professores do Atendimento Educacional, Especializado, Professores de Educação Física e dos Especialistas em educação”.

 

Mais Lidas