A prefeitura de Pouso Alegre tem adotado diferentes estratégias para alcançar a marca de 100% da população adulta com a imunização completa contra a Covid. Neste sábado (27/11), além da vacinação acontecer em postos de saúde da cidade, o imunizante também será aplicado na Casa da Cultura Menotti Del Picchia e em sistema drive-thru.
A primeira dose está disponível para pessoas maiores de 12 anos. A segunda dose também está disponível para esse público, mas é necessário respeitar o intervalo específico de cada imunizantes. Confira:
- Coronavac: intervalo entre as doses é de 28 dias;
- AstraZeneca: intervalo entre as doses é de 8 semanas;
- Pfizer: intervalo entre as doses foi reduzido para 21 dias;
- Janssen: quem tomou esta vacina deve aguardar orientações.
A dose de reforço será aplicada na população acima de 12 anos que tenha tomada a segunda dose há cinco meses. Já pessoas com alto grau de imunossupressão devem tomar a terceira dose 28 dias após a segunda dose.
O Pit Stop será realizada neste sábado no campus Fátima da Univás. A vacinação também acontece nos postos de saúde do Pão de Açúcar, Puericultura e Jardim Brasil; na Casa da Cultura Menotti Del Picchia e Unidade de Atenção Primária à Saúde no bairro São João (UAPS). O horário de atendimento é das 8h às 16h em todos os pontos.
Vale destacar que para receber a primeira dose é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e Cartão SUS, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável. Já para a segunda e terceira doses é indispensável apresentar o Cartão de Vacinação e documento com foto.
Vacinação em Pouso Alegre
De acordo com vacinômetro atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (26/11), Pouso Alegre alcançou 98,25% da população acima de 12 anos imunizada com a primeira dose. Já a segunda dose foi aplicada em 82,42% dos moradores com essa faixa etária. Agora, o intuito é chegar aos 100%.
“Não percam essa oportunidade [de se vacinar no sábado]. É a oportunidade que a gente tem de vacinar toda a nossa população com a segunda dose”, afirma a secretária de Saúde, Silvia Regina. O prefeito Rafael Simões (DEM) também pediu para que os moradores procurem os pontos de vacinação para que o Brasil não tenha que adotar novas medidas restritivas, como está acontecendo no exterior.
“Pessoal, é muito importante que vocês se vacinem. Nós estamos vendo o exemplo lá de fora (aumento de casos e restrições). Se nós não vacinarmos podemos lá na frente ter novos problemas, novas ondas no Brasil. Então vem pra cá, venha se vacinar”, afirma o prefeito.