Gente do Mandu

Pintura em muro retrata personagens e história do Colégio Polivalente

Ex-aluno da instituição, artista Diego Miranda usou grafite e aerografia para pintar 700 metros de muro em celebração aos 50 anos da escola.

Gabriella Starneck / 12 novembro 2021

A Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, mais conhecia como Colégio Polivalente, completa 50 anos de história no ano que vem. E para celebrar esse marco, o muro da instituição foi revitalizado com pinturas que retrataram personagens, a própria escola e seu entorno. O trabalho foi inaugurado nesta sexta-feira (12).

O artista e ex-aluno da escola, Diego Miranda, foi o responsável pela transformação do muro. Ele começou a desenvolver o talento pela pintura quando era estudante e, esse ano, pôde contribuir com a instituição por meio de sua arte: grafite e areografia. Diego presenteou a instituição com a pintura, e se emocionou ao ver o resultado final.

Diego Miranda pintou 700 metros de muro em celebração aos 50 anos do Polivalente. Foto: Terra do Mandu

“Pra mim é uma gratidão, né?! Porque lembro de quando eu era novinho e já desenhava, mas não imagina aonde eu ia chegar, de estar aqui fazendo isso para as crianças sentirem alguma coisa através do meu trabalho. Passa um filme na cabeça, é bem legal”, afirma o pintor Diego Miranda.

O diretor do Colégio Polivalente, Társis Vilhena, também estava emocionado. Ele disse que possui vínculo com a instituição há muitos anos, desde quando sua mãe era professora no local. “É uma emoção muito grande, porque eu assumi uma responsabilidade, primeiro comigo mesmo e depois com a comunidade, de trazer de volta um sonho. Um Polivalente grande, cheio de vida. E quando a gente olha para esse muros e vemos toda a história da escola voltando à tona, com qualidade de ensino, não tem palavras que possam descrever”, afirma o diretor.

Inauguração do muro

Nesta sexta-feira (12), o muro do Colégio Polivalente foi oficialmente inaugurado. E para celebrar, de forma antecipada, os 50 anos da instituição o cantor Samuel Silva, que é aluno da escola, compôs uma canção especial. Samuel possui deficiência visual desde a infância. O gosto pela música surgiu aos quatro anos, quando ele ganhou o primeiro instrumento. Hoje, ele encanta a todos com seu talento.

Samuel é aluno do Colégio Polivalente desde 2018, e participa de vários projetos na instituição. Foto: Terra do Mandu

“A música começou na minha vida desde pequeno. O primeiro instrumento que eu peguei pra tocar foi o violão, que eu ganhei. E depois eu me aperfeiçoei em outros instrumentos. E aí começou essa carreira musical. Já são 17 anos, desde 2004, quando eu tinha quatro aninhos e comecei no conservatório, até hoje. Estamos batalhando nesse empenho de fazer as pessoas mais felizes com a música, com nosso trabalho”, conta Samuel Silva.

Samuel é aluno do colégio desde 2018, e participa de vários projetos na instituição. Como forma de homenageá-lo, a direção da escola pediu para que Diego fizesse uma pintura dele no muro. “Pra mim está sendo maravilhoso ser homenageado. Por tanta coisa que a gente já realizou por aqui. E foi uma coisa que me emocionou. Eu não esperava. Eu fiquei muito emocionado mesmo”, afirma o cantor e aluno.

Outra personagem que está representada no muro é Yasmim Ribeiro, jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, que também é ex-aluno do Colégio Polivalente. Segundo o diretor da instituição, a ideia foi colocar no muro pessoas que marcaram a história da escola, como Samuel, Iasmim e o próprio pintor.

Yasmim Ribeiro, jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, retratada em muro. Foto: Terra do Mandu

Diego usou técnicas de grafite e aerografia para fazer a pintura do muro, que contorna todo o quarteirão da escola. Ao todo, são 700 metros de pintura. O trabalho levou cinco semanas para ser concluído. E, para Diego, a sensação é de dever cumprido. “Dever cumprido. E nem acredito, porque pelo tamanho assusta. Meu maior trabalho até hoje”, destaca o pintor Diego Miranda.

Muro do Colégio Polivalente é revitalizado em comemoração aos 50 anos da instituição. Foto: Terra do Mandu

Mais Lidas