A campanha coordenada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) começou em 1º de novembro. A instituição é responsável por fiscalizar desde a comercialização das doses, à imunização e declaração feita por produtores rurais.
Vacinar e comprovar
O produtor tem até 30 de novembro para imunizar o rebanho. Os imunizantes podem ser comprados em revendas autorizadas. Para garantir a eficácia é preciso manter as vacinas entre 2ºC e 8ºC da compra até a aplicação que deve ser feita com agulhas novas, no pescoço do animal.
A declaração deve ser feita até 10 de dezembro. As opções são ir até um postos de atendimento credenciados ou declarar virtualmente. Nesse caso, pode ser preenchido formulário em www.ima.mg.gov.br ou enviar e-mail para o IMA que atende o município.
Em Minas Gerais, 97,6% dos bovinos e bubalinos foram vacinados na primeira etapa em 2021. O montante é de 24 milhões de animais pertencentes a 355 mil produtores. O objetivo do governo estadual é de preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio.