Saúde

Minas Gerais alcança quase 60% da população completamente vacinada

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, mais de 10 milhões de pessoas já receberam a segunda dose ou dose única.

Gabriella Starneck / 21 outubro 2021

Minas Gerais atingiu a marca de 10.743.927 habitantes com esquema vacinal completo contra a Covid-19, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Isso revela que 59,34% da população com 12 anos ou mais já está imunizada. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira (21).

Ao todo, 10.253.578 mineiros receberam a segunda dose e 490.349 a dose única. Já a primeira dose foi aplicada em mais de 85% da população. São 15.732.303 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose (86,88%). A  diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Marcela Ferraz, reforça a importância da vacinação para a redução da transmissibilidade da Covid-19.

“Pessoas que não completaram o esquema vacinal ficam mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus, elevando tanto o risco individual quanto o coletivo, uma vez que, além de correr o risco de adoecer, também contribui para a circulação do vírus, que pode infectar outras pessoas vulneráveis. Portanto, só com o esquema completo é possível reduzir a transmissão e evitar a forma grave da doença”, explica Marcela Ferraz.

Ela ainda reforça que a secretaria tem adotado estratégias para acelerar a imunização em Minas Gerais. “Conforme as remessas de doses chegam ao estado, a secretaria organiza a logística de distribuição e repassa imediatamente às Unidades Regionais de Saúde para entrega aos municípios. Além disso, orientamos gestores municipais para realizarem busca ativa das pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal “, complementa.

Vacinação no Sul de Minas

No Sul de Minas, o percentual da população com o esquema vacinal completo é ainda maior. Segundo a SES-MG, 1.464.076 moradores da região receberam a segunda dose ou dose única contra a Covid (60,58%). A primeira dose foi 2.131.690, que corresponde a 88,21% da população. Porém, há uma grande disparidade no registro de cobertura vacinal entre os dez maiores municípios da região.

De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Poços de Caldas registra cerca de 57% da população imunizada com a segunda dose ou dose única, enquanto em Alfenas o percentual está em torno de 39%. Pouso Alegre está na 3ª colocação, com cerca de 52% dos moradores totalmente vacinados. Vale destacar que esse percentual é em relação à população total.

“É urgente que se esclareça o quanto isso se deve ao atraso na informação e o quanto é devido a estratégias equivocadas e ritmo lento na vacinação. Não é só um direito de cidadania, mas os números e cobertura corretos são fundamentas para o estudo e controle da pandemia. É inadmissível, nesta altura, uma prefeitura argumentar que não tem condições de informar ou vacinar com agilidade. É grave não manter a informação em dia, mas muito pior é a possível negligência com a rápida vacinação da população”, diz o estudo.

Mais Lidas