Equipes da prefeitura de Pouso Alegre e da Associação Manducaí realizaram a limpeza de um trecho do Rio Mandu nesta segunda-feira (18). A ação, que faz parte da celebração dos 173 anos de Pouso Alegre e do “Dia do Rio Mandu”, ambos comemorados no dia 19 de outubro, resultou na retirada de cerca de 400 kg de lixo do rio.
“Amanhã é considerado o Dia do Rio Mandu, e o rio é a história de Pouso Alegre. O Rio Mandu hoje está degradado, então a intenção nossa é tentar recuperá-lo pra não perder esse rio tão importante pra cidade”, afirma o caiaqueiro Matheus dos Santos Carneiro.
A limpeza foi realizada tanto no leito do rio quanto na vegetação à margem para retirada de entulhos como borracha, garrafas plásticas, isopor, garras de vidro e pneus. Equipes das secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Agricultura Pecuária e Abastecimento, além de caiaqueiros da Manducaí, participaram da ação.
O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia Dias, pediu consciência à população, pois o despejo irregular de lixo no rio e em seu entorno causa diversos problemas como alagamento, entupimento de bocas de lobo e danos ambientais. “Cada um fazendo a sua parte, a gente vai ter um coletivo melhor”, diz Renato.
Rio Mandu abastece grande parte de Pouso Alegre
O Rio Mandu é a principal fonte de captação de água em Pouso Alegre. De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ele é responsável por 70% do abastecimento do município.
“É um rio responsável por quase a totalidade do abastecimento do município, além de ser um rio que corta grande parte da cidade. Tem uma importância ambiental muito grande – não somente em termos ecológicos, mas em termos paisagísticos. Então cuidar não somente do rio mas de todo o seu entorno é muito importante para a qualidade de vida de toda a população”, afirma a educadora ambiental Ana Carlos Arantes.
A intenção é que a limpeza do Rio Mandu aconteça mais vezes. Em 2018 e 2019, equipes da prefeitura e da Associação Manducaí já haviam realizado a limpeza do rio. Ano passado a ação só não aconteceu por causa da pandemia.
“Essa é a terceira remada ecológica que a gente fez e vamos continuar. Quem tiver interesse, pode contatar a Manducaí. E a gente está querendo participantes pro grupo. Quanto mais melhor”, destaca Matheus dos Santos.