Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Mais de 60 árvores caíram ou sofreram danos durante tempestade em Pouso Alegre

Praça Senador José Bento perdeu três árvores após a tempestade desta segunda (04). Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Os estragos provocados pela tempestade que atingiu de ontem (04) em Pouso Alegre ainda estão sendo contabilizados. Até o meio da tarde desta terça-feira (05), mais de 24 horas após a chuva de granizo e ventos fortes, equipes da prefeitura, Cemig e Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos e empresas, estavam empenhadas em mutirão para recuperar as principais áreas atingidas.

De acordo com levantamento inicial feito pela prefeitura, mais de 40 árvores caíram e outras 20 foram danificadas e precisam ser retiradas completamente. Isso, sem contar os locais de tiveram apenas quebras de galhos que não justificam a remoção total da árvore.

Conforme a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, as quedas ocorreram, principalmente, nos bairros Centro, Santo Antônio, São João, Guanabara, Colina de Santa Barbara, Jardim Floresta, São Geraldo, Santa Edwiges, Jardim América, João Paulo II e Bairro Cruzeiro. Mas houve ocorrências em outros locais.

VEJA MOMENTO EM QUE ÁRVORES CAEM NA PRAÇA DA CATEDRAL:

Rede de energia e água atingidas

Muitas dessas árvores atingiram a fiação da rede elétrica, interrompendo o serviço de energia para diversos bairros. As estações de tratamento de água da Copasa também ficaram sem energia, o que comprometeu o abastecimento de água para toda a cidade.

Segundo a Cemig, nesta terça, 25 equipes da empresa e empresas terceirizadas trabalham para garantir o restabelecimento de energia. Um dos pontos com grande mobilização das equipes é na Praça Senador José Bento, onde três árvores caíram, atingiram a fiação e os postes foram ligeiramente tombados e precisaram ser trocados.

ASSISTA! LIVE FEITA NO CENTRO DE POUSO ALEGRE NESTA TERÇA.

Estruturas metálicas, telhados e muros também caíram

Além das árvores, a tempestade também arrancou grandes estruturas metálicas, telhados e derrubou muros em alguns pontos de Pouso Alegre.

A cobertura metálica da quadra de esporte ‘Bola de Ouro’ foi ao chão com a força do vento. No local, a estrutura se transformou em um monte de ferro retorcido. Houve ainda danos em uma estrutura metálica na Avenida São João, em frente ao CAIC.

Muro de um estacionamento da Cimed, da sede administrativa da Copasa e de uma residência no Faisqueira também desabaram. Além de destelhamento de casas no Jardim Yara e no Jardim São João.

Alerta para tempestades

Segundo o Portal do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia),  Pouso Alegre este desde ontem com Alerta de Tempestade com classificação de “Perigo”, que prevê fortes rajadas de vento e chuva. Este alerta segue em vigor nesta terça-feira.

Diante desse cenário, a Prefeitura Municipal recomenda que os cidadãos evitem locais abertos e procurem abrigos seguros.