Um novo decreto que flexibiliza as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Pouso Alegre foi publicado. Entre as novidades, o documento, assinado pelo prefeito Rafael Simões (DEM), afirma que as aulas serão retomadas integralmente na rede municipal no dia 20 deste mês. Até o momento, as aulas funcionam no sistema híbrido, com 30% dos alunos a cada semana.
O novo decreto também modifica e extingue partes do decreto de 16 de abril de 2021. Agora, os estabelecimentos podem funcionar sem a regra de limite de aglomeração de uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Também não há exigência de organização de fila externa.
O uso de máscara para entrar nos estabelecimentos e para os funcionários das empresas continuam em vigor, assim como a disponibilização de álcool 70% para a utilização de todas as pessoas.
Evento com mais de 200 pessoas
Conforme o novo decreto, estão permitidos eventos, públicos e particulares com mais de 200 pessoas. No entanto, para reunir duas centenas ou mais de pessoas é preciso obter protocolo da Vigilância Sanitária Municipal. VEJA AQUI A ÍNTEGRA DO NOVO DECRETO.
Redução dos indicadores da Covid
A flexibilização nas medidas de enfrentamento à pandemia é justificada pelo prefeito pela redução dos indicadores da Covid-19 em Pouso Alegre, após o avanço da vacinação. “Considerando a expressiva redução do número de novos casos confirmados de Covid-19, bem como a redução das taxas de ocupação de leitos hospitalares clínicos e de UTI observadas no Município de Pouso Alegre”, diz o texto.
Ocupação hospitalar abaixo de 20%
Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura na sexta-feira (30), a ocupação dos leitos hospitalares de Pouso Alegre está em 18%, menor nível em mais de um ano.
Atualmente, são oito pessoas internadas em UTI, sendo dois pacientes de Pouso Alegre e seis de cidades vizinhas. Outras nove pessoas estão em leitos de enfermaria, sendo cinco de Pouso Alegre e quatro de municípios da região.