Senador José Bento não registra mortes por Covid-19 há seis meses. Segundo o secretário de Saúde, Natan Souza Silva, o último óbito foi confirmado em maio, mas trata-se de uma morte que estava em investigação desde março.
O município também não registra casos positivos há quase um mês. Além disso, nenhum morador que teve a doença está hospitalizado, conforme boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura.
“Com o avanço da vacinação nós conseguimos ter uma melhora muito expressiva [nos indicadores da pandemia]. Hoje nós estamos há 25 dias sem um caso ativo de Covid no município – então isso é muito significativo. Em questão de óbitos, nós estamos há seis meses sem nenhum óbito”, afirma o secretário de Saúde.
Desde o início da pandemia, Senador José Bento contabiliza 190 casos e seis mortes em decorrência da Covid. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (28)
Vacinação em Senador José Bento
A melhora nos indicadores da Covid-19 é reflexo do avanço da vacinação. Em Senador José Bento, município com o menor número de habitantes no Sul de Minas, quase toda a população adulta já recebeu a primeira dose da vacina (98.92%), e 66,40% está com o esquema vacinal completo.
“A gente avisa o morador um ou dois dias antes que a vacina será aplicada em tal data. E quem não consegue vir até nós, porque tem alguma comorbidade ou por ser acamado, a gente vai até o local fazer a vacina. Então o diferencial está nessa buscativa. E correndo atrás mesmo para não deixar perder essas doses e tentar o mais rápido possível imunizar toda a nossa população, explica Natan Souza.
Ainda conforme o secretário, o município só não atingiu 100% dos adultos vacinados porque alguns moradores tiveram Covid-19 ou estão viajando e outros seis recusaram o imunizante.