Região

Presídio de Itajubá inaugura anexo com 306 novas vagas masculinas

Com a ampliação, unidade prisional contará com 712 vagas para garantir mais segurança aos policiais e para o atendimento aos detentos.

Gabriella Starneck / 21 setembro 2021

Reforma duplicou a capacidade da unidade prisional, que agora conta com 712 vagas. Foto: Tiago Ciccarini / Sejusp

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), inaugurou, nesta terça-feira (21), o novo anexo do presídio de Itajubá, no Sul de Minas. A reforma duplicou a capacidade da unidade prisional, que agora conta com 712 vagas – 306 a mais.

A ampliação do presídio teve início em 2014, mas foi interrompida algumas vezes e paralisada em  2016. A atual gestão do Governo de Minas retomou as obras em março deste ano, a fim de ampliar a oferta de vagas no sistema prisional mineiro com o objetivo de melhorar cada vez mais a custódia e a ressocialização dos indivíduos privados de liberdade. O investimento foi de R$ 9.967.637.

“A nossa ideia na verdade é tratar o sistema prisional de uma forma mais humanitária. As pessoas que estão aqui vão sair um dia, queira a sociedade ou não. E nós só temos duas alternativas, ou eles saem melhores ou saem piores. Essa obra ficou parada e a retomamos para oferecer um cumprimento de pena que devolva boas pessoas para a sociedade”, afirma o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

Presídio de Itajubá

O novo espaço dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas com uma cama cada. O anexo conta também com uma ala de encontro íntimo, ala de isolamento com oito vagas individuais, pátio para banho de sol, pátio de visitação e salas multiuso. Já a sala do Policial Penal fica em uma posição que permite ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como das áreas de vivência e salas multiuso.

“Aqui temos a possibilidade de oferecer trabalho e de realmente ressocializar. Então, que continue sendo essa nossa perspectiva nessa nova fase e trabalhemos juntos para possibilitar o cumprimento de pena de forma digna para que os presos deixem a ociosidade”, ressalta a juíza da Comarca de Itajubá, Maria Fernanda Manfrinato Braga.

O presídio de Itajubá oferece oportunidades de trabalho aos detentos. Hoje, 61 presos trabalham e 34 estão em atividades escolares. A unidade disponibiliza oficinas de costura de uniformes e máscaras para os presidiários, e ainda está com um projeto em andamento de reciclagem dos isopores das marmitas servidas aos internos.

Mais Lidas