Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Apac Juvenil será construída em Pouso Alegre para recuperação de adolescentes infratores

Autoridades participam do lançamento da Apac Juvenil em Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

Pouso Alegre será a segunda cidade de Minas Gerais a contar com uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) para adolescentes. O lançamento da pedra fundamental para a construção da Apac Juvenil ocorreu na tarde desta sexta-feira (27), no Salão do Júri da Comarca de Pouso Alegre.

Ao mesmo tempo que é a segunda unidade de Minas, a outra fica em Frutal, no Triângulo, a Apac Juvenil será a primeira unidade para que adolescentes possam cumprir as medidas socioeducativas no Sul de Minas, como destacou o diretor do Fórum de Pouso Alegre, Túlio Márcio Lemos Mota Naves. VEJA NO VÍDEO.

O prédio da Apac Juvenil será construído na mesma área onde está localizada a Apac Masculina, às margens da MG-290, na saída para Borda da Mata. Serão disponibilizadas 80 vagas para menores. A unidade deverá começar a funcionar no ano que vem.

Apac Juvenil é um projeto que visa que os jovens cumpram suas penas próximo de familiares, pois acreditam que a família tem o papel importante no resgate, sendo um dos elementos da metodologia do sistema Apac.

Este projeto irá representar mais vagas a adolescentes infratores a cumprirem medidas socioeducativa de internação em Minas, o minimizará o déficit do sistema em relação a este público, e mais os baixos custos em comparação com o sistema comum.

A Apac surgiu na década de 1970 com uma proposta diferenciada do sistema prisional convencional. Seu objetivo é buscar a reintegração social dos detentos, diminuindo a reincidência deles na criminalidade. Para isso, o ambiente da unidade é humanizado, e são oferecidas atividades para que o condenado possa se recuperar.

Sair da versão mobile