Um Jequitibá de 300 anos foi queimado, no sábado (14), em Conceição dos Ouros. A árvore tinha cerca de 50 metros de altura, e caiu após ser consumida pelas chamas. A prefeitura acredita que tenha sido um incêndio criminoso. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar o caso.
A denúncia do incêndio foi feita por uma família de São Paulo, que tinha parentes na cidade. Eles foram conhecer o Jequitibá, que fica na Trilha da Bexiga, quando se depararam com a árvore caída e pegando fogo. Segundo o prefeito de Conceição dos Ouros, Luís Fernando Rosa de Castro, a suspeita é que tenha sido um incêndio criminoso.
“Tudo indica ter sido um ato criminoso, com a finalidade de derrubar esse patrimônio natural, cultural e turístico. De um valor inquestionável a natureza. É com grande indignação que recebemos essa notícia, pois trata-se de um crime ambiental contra um patrimônio natural e de imenso valor a nossa cidade”, afirma Luís Fernando em vídeo divulgado pela prefeitura no fim de semana.
A secretária de Cultura e Turismo, Aline Cristina da Costa, disse ao Terra do Mandu que o Jequitibá era visitado por muitas pessoas há um bom tempo. Inclusive a prefeitura contratou uma empresa especializada, que presta assessoria turística, para inclusão do Jequitibá como ponto turístico da cidade. “Também estávamos analisando para fazer o processo de inventário de Patrimônio Natural”, destaca Aline.
VEJA A REPORTAGEM