O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp) alerta que o elevado número de faltas em consultas, sem aviso prévio, compromete o atendimento de outras pessoas que estão à espera, já que impossibilita o remanejamento da vaga para outro paciente e aumenta a fila de espera.
De acordo com o Cisamesp, em média são realizadas 500 consultas por dia. Porém, cerca de 50 pacientes faltam – o que representa aproximadamente 10% do total de consultas diárias. Somando o número de desistência na semana, o total equivale a um dia da semana sem atendimento.
“O paciente que falta às consultas tira o atendimento de outros que estão à espera. Por isso, pedimos a colaboração de todos os pacientes que por algum motivo não poderão comparecer, que tenham o cuidado de desmarcar a consulta com dois dias de antecedência para possibilitar que outra pessoa consulte.” comenta o diretor do Cisamesp, José Carlos.
Caso o paciente não possa comparecer a consulta, é necessário que ele entre em contato com a secretaria responsável do município para cancelar a consulta. Desta forma, a vaga poderá ser destinada a outro usuário.
Cisamesp
O consórcio oferece consultas e exames gratuitos, de média complexidade, para todos os usuários dos municípios consorciados. São várias especialidades disponíveis: angiologia, cardiologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, neurologia, gastroenterologia, proctologia, urologia, pneumologia, endocrinologia e otorrinolaringologia.
Atualmente 31 cidades fazem parte do consórcio – o que abrange cerca de 520 mil habitantes. Dentre os municípios consorciados estão Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Jacutinga, Monte Sião, Borda da Mata, Bueno Brandão, Cambuí, Inconfidentes, Ipuiuna, Itapeva, entre outros.