Em entrevista ao Mandu News (jornal digital do Terra do Mandu, exibido de segunda a sexta das 18h30), a secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira, falou do ritmo de vacinação contra a Covid na cidade e o comportamento da pandemia.
Nas duas últimas semanas houve redução no número de mortes e registro de novos casos de contaminação, em comparação com as anteriores. Ocupação de leitos hospitalares também teve queda. Porém, a secretária lembra que todas as medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus devem ser mantidas, já que a imunização contra a doença com as duas doses ainda está abaixo de 20%.
Sobre o ritmo de vacinação, Sílvia Regina explica que o avanço ocorre de acordo com as doses recebidas. Sendo que, 70% das remessas recebidas são direcionadas para o público por idade e os 30% para grupos prioritários.
Pouso Alegre vacinou 44,6% da população local com a primeira dose da vacina contra a Covid19. Já a segunda dose foi aplicada em 14% dos moradores da cidade. Os números são referentes a segunda-feira, dia 12, conforme boletim ‘vacinômetro’ divulgado na quarta (14) pela prefeitura.
De acordo com o boletim de vacinação, foram 68.088 primeiras doses aplicadas e 21.118 segundas doses ou doses únicas (no caso da Janssen) aplicadas desde o início da campanha de imunização contra o coronavírus. O total de vacinas recebidas pela secretaria municipal de Saúde de Pouso Alegre, até o momento, é de 99.755, sendo 70.639 para D1 e 29.116 para D2.
A secretaria municipal de Saúde não divulga o tipo de vacina vai estar em cada unidade de saúde para não haver escolha por parte de quem vai receber a dose. “O mais importante é que a vacina seja contra a Covid. Isso é fundamental, independente da marca da vacina”, enfatiza a secretária.
Hora da 2ª dose
Para garantir a imunização contra a Covid-19 é preciso tomar as duas doses das vacinas distribuídas no Brasil, exceto a Janssen que é ministrada em dose única. A secretária de Saúde alerta para o vencimento do prazo para a segunda dose do público idoso, de 60 a 69 anos, a partir do dia 23 de julho.
“Nas próximas duas semanas nós teremos aí cerca de duas mil pessoas vencendo a segunda dose. As pessoas devem verificar o cartão de vacina e procurar os postos de vacina”, diz Silvia Regina.
A prefeitura deverá fazer um drive-thru no dia 24 para a imunização com a segunda dose de parte desse público.