Notícia

Governo de Minas envia doses da Pfizer para mais cidades no Sul de Minas

Andradas, Extrema, Ouro Fino e Santa Rita do Sapucaí estão entre os municípios aptos a receber o imunizante da BioNTech.

Gabriella Starneck / 31 maio 2021

Mais onze cidades do Sul de Minas vão receber a primeira remessa da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 nesta semana. A Comissão Intergestores Bipartite definiu que que os municípios de Andradas, Boa Esperança, Campo Belo, Extrema, Guaxupé, Machado, Ouro Fino, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas estão aptos a participar da introdução/expansão do imunizante.

A Regional de Saúde de Pouso Alegre recebeu 2.388 da Pfizer, que foram distribuídas nesta segunda-feira (31) para quatro cidades da SRS: Andradas (810), Extrema (522), Ouro Fino (438) e Santa Rita do Sapucaí (618). Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá, que na semana passada haviam recebido uma remessa do imunizante, serão contemplados com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), essa remessa é destinada à vacinação de pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo, Forças de Segurança e Salvamento.

Critérios para receber a Pfizer

A vacina da Pfizer exige uma série de cuidados para conservação do imunizante, como tempo de validade máximo de 6 horas, após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C. Além disso, todas as doses devem ser aplicadas no prazo máximo de quatro dias, a contar da data agendada para o recebimento das vacinas.

Por isso, além das diretrizes do Ministério da Saúde, o Governo de Minas estabeleceu os seguintes critérios para que os municípios pudessem receber o imunizante:

  • População entre 30.000 e 78.999 habitantes;
  • Ter equipe capacitada para a administração da vacina;
  • Agendar a vacinação de um total de pessoas compatível com o consumo de 100% das vacinas;
  • Os municípios deverão estar distantes no máximo 2h30 da capital, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), para garantir a preservação da temperatura de transporte indicada;
  • As unidades de saúde devem comprovar mecanismos de agendamento para vacinação. A lista de usuários indicados à vacinação deve ser de duas vezes o total de vacinas disponibilizadas àquela unidade;
  • Não deve ser realizada a vacinação com Pfizer fora das unidades de saúde, de forma que as condições de preparo e conservação estejam rigorosamente preservadas.


Mais Lidas