Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Santa Rita do Sapucaí estabelece novas medidas restritivas contra Covid

A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí divulgou novo decreto com medidas mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19. O documento, assinado pelo prefeito Wander Wilson Chaves nesta quarta-feira (26), estabelece que os estabelecimentos comerciais e de serviços só poderão funcionar até às 20h nos próximos 15 dias – exceto consultórios, clínicas médicas, odontológicas, farmácias, laboratórios, clínicas veterinárias, além da rede de ensino médio e superior.

Depois desse horário, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar mediante entrega no endereço do cliente, sendo proibida a retirada de alimentos e bebidas no local, até 00:00. O Centro de Eventos, praças, quadras de esportes e demais espaços públicos também ficarão fechados ao público. Outra determinação é que a gratuidade do transporte público no município ´poderá ocorrer apenas das 09h às 15h.

As medidas foram estabelecidas após o município registrar aumento no número de casos de aproximadamente 70% no período de 20 dias. Além disso, a ocupação de UTI no Hospital Antônio Moreira da Costa está em 100%. Vale destacar que Pouso Alegre, que é referência do tratamento da Covid na região, também está com todos os leitos de tratamento intensivo ocupados.

O estabelecimento que descumprir a determinação, conforme o documento, está sujeito a uma multa no valor mínimo de R$ 2.366,40, interdição da atividade, suspensão e/ou casssação de alvará de localização e funcionamento. A permanência de pessoas sem o uso de máscara em qualquer estabelecimento privado acessível ao público também sujeitará o estabelecimento à multa.

Aulas presenciais

A rede de ensino fundamental, médio, e superior poderá funcionar, mas algumas regras foram criadas para evitar a contaminação de alunos e profissionais da educação. Conforme o decreto:

Covid em Santa Rita do Sapucaí

O município contabiliza 2.429 diagnósticos para o novo coronavírus e 48 óbitos desde o início da pandemia. Outros 86 casos suspeitos estão sendo investigados.

Neste momento, 198 pessoas estão infectadas em Santa Rita do Sapucaí – 189 cumprindo isolamento domiciliar e 13 internadas. Os números foram atualizados na terça-feira (25).