Neste ano, Pouso Alegre tem estabelecimento participando do Dia Livre de Impostos, ação criada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) para protestar contra a carga tributária brasileira. A data que marca o protesto é o dia 27 de maio, quando o comércio participante zera a carga de impostos de seus produtos. Com isso, o desconto total pode chegar até 70% do valor final da mercadoria.
A rede de farmácias Drogaria Araujo, que tem unidade em Pouso Alegre, aderiu ao Dia Livre de Impostos e estendeu a campanha por uma quinzena. De 25 de maio a 07 de junho os consumidores conseguem comprar produtos de diversas linhas com o imposto zero. No dia 27, a quantidade de produtos sem impostos será ainda maior, segundo informou o subgerente e farmacêutico da loja, Rômulo Mendes.
“Ainda mais com a pandemia que a gente está enfrentando, o poder de compra do consumidor diminuiu. Então, para o cliente voltar encher a cestinha dele e ver o impacto que tem os impostos durante a compra que gente aderiu a essa campanha do Dia Livre dos Impostos e ajudar a população no enfrentamento à pandemia”, diz Rômulo.
O peso dos impostos
A carga de impostos representa 47% do valor final de produtos da linha de hidratante corporal; 32% em fraldas descartáveis; nos medicamentos os impostos são 34% do valor total; leite infantil é de 25%. Ao retirar todos os impostos, tem produto que fica com um desconto de até 70%.