0

4 motivos para escolher uma hospedagem VPS

O servidor VPS é o ideal para projetos online que demandam bastante tráfego e mais capacidade de armazenamento em disco.

Informe Publicitário
25/05/2021

A elaboração de uma boa estratégia de Marketing Digital não deve deixar de lado um detalhe muito importante: a presença online.

Para garantir essa presença, é essencial poder contar com um bom site. E quando se fala em site, vem aí o investimento em um serviço de hospedagem de site. Entre as opções de hospedagem, você pode contar com um servidor VPS (clique aqui para ter a sua).

Os motivos para optar por uma hospedagem VPS são vários. Por isso, nesse artigo vamos abordar alguns tópicos importantes sobre o assunto. São eles:

  • Servidor VPS – Saiba o que é
  • Conheça os motivos para escolher uma hospedagem VPS
  • Quando optar por uma hospedagem VPS

Servidor VPS – Saiba o que é

Ter um site é essencial para qualquer negócio. Ter um site e um bom serviço de hospedagem para esse site é ainda mais importante. O serviço de web hosting garante uma série de vantagens não apenas para o site, mas também para o seu negócio.

Com uma hospedagem, o seu site passa a contar com um carregamento rápido de páginas, protocolos de segurança e backups frequentes. Esses recursos são importantes, por exemplo, especialmente se o seu negócio for uma loja virtual.

O tipo de hospedagem mais comum é a compartilhada. Ela é a ideal para sites institucionais e blogs pessoais. A principal característica desse tipo de hospedagem é o fato de que você compartilha o servidor com outros sites e por isso é um serviço de web hosting bastante barato.

No entanto, projetos online mais robustos demandam serviços de web hosting com capacidade maior e mais recursos. Sendo assim, como “grandes poderes exigem grandes responsabilidades”, entra em cena o servidor VPS.

Esse tipo de hospedagem fornece recursos dedicados que necessitam ser compartilhados. Vale salientar que o termo VPS vem do termo “Virtual Private Server”. Em uma tradução simples ele significa Servidor Virtual Privado.

Além disso, ele recebe o nome “Privado” porque, ao contrário do Compartilhado, ele é apenas seu. E com isso você tem mais controle sobre os seus projetos web.

De uma forma geral, o servidor VPS disponibiliza uma quantidade definida de recursos que você não precisa compartilhar com ninguém. Ou seja, é como ter o seu próprio servidor dedicado ou privado, porém em um computador virtual.

Conheça os motivos para escolher uma hospedagem VPS

O servidor VPS é o ideal para projetos online que demandam bastante tráfego e mais capacidade de armazenamento em disco. Caso você crie um site pequeno ou gerencie um blog pessoal, a solução é escolher uma hospedagem compartilhada.

Por outro lado, sites robustos, aplicativos da Web, servidores de jogos online, bancos de dados e outros tipos de projetos de maior complexidade são mais adequados para um serviço de hospedagem VPS.

A hospedagem VPS proporciona mais controle do que qualquer outro tipo de serviço, pois ela permite que você instale seu sistema operacional preferido e tenha acesso root.

O acesso root nada mais é do que ter o acesso principal do servidor, podendo assim instalar ou desinstalar aplicações, acesso a todas as zonas DNS dos domínios, acesso e permissão para instalar certificados SSL, reiniciar serviços e demais controles.

Além do mais, ela proporciona para o seu projeto mais capacidade de crescimento, pois conforme o seu site cresce, você pode facilmente realizar um Upgrade dos arquivos.

Por tudo isso, vale conhecer algumas outras vantagens que esse tipo de hospedagem oferece.

Autonomia

A hospedagem VPS permite que você adapte o funcionamento do servidor de acordo com as necessidades e características do seu negócio.

Ao contratar um servidor VPS, você recebe acesso root, isso quer dizer que você passa a ter acesso total para realizar configurações, instalações e personalizações como quiser em seu servidor.

Ela proporciona também mais autonomia tanto para consolidar regras de segurança específicas, quanto para ter mais liberdade e configurar projetos com mais capacidade do que em uma hospedagem compartilhada.

Melhor custo-benefício

Os recursos que ela apresenta tornam o investimento nesse tipo de hospedagem um excelente investimento. Tudo isso com mais capacidade que uma hospedagem compartilhada pode oferecer.

Se você precisa de, por exemplo, mais capacidade para rodar games com um desempenho elevado, então o VPS é a escolha certa.

Não é à toa que um servidor VPS é bastante usado para rodar jogos conhecidos, como o Minecraft.

Praticidade

Ela apresenta um painel intuitivo e prático, possibilitando o gerenciamento de vários sites, domínios e banco de dados por meio do painel de gerenciamento.

Além disso, você também garante a exclusividade de hospedagem, ou seja, o “Private” na sigla VPS não está ali por acaso. Sendo assim, você garante recursos apenas para o seu projeto, sem necessitar dividi-los com outros sites.

Pense no seguinte: Imagine que uma empresa contrata uma maior quantidade de funcionários. Nesse caso, é necessário aumentar o espaço para acomodar mais colaboradoras à equipe.

Essa é a analogia utilizada para a hospedagem VPS. Em outras palavras, assim que o site cresce, é necessário adquirir mais recursos e capacidade para ele funcionar com mais desenvoltura.

Estabilidade e segurança

Pelo fato de que todos os recursos são administrados de forma eficiente e alocados para os usuários, você tem a garantia de que, apesar de usar bastante recursos, a estabilidade do servidor não sofrerá nenhum tipo de prejuízo.

Ela também é caracterizada pela segurança, pois cada servidor é alocado de forma individual e as suas aplicações permanecem isoladas. Isso estabelece uma proteção maior para os seus projetos.

Por essa razão, caso você tenha a necessidade de construir aplicações seguras e almeja criar medidas de proteção complexas, um servidor vps pode ser a solução ideal para o seu empreendimento.


Quando optar por uma hospedagem VPS?

Hoje em dia, na era digital, quem gerencia um e-commerce ou um site com muitos acessos, deve pensar em estratégias que garantam uma eficiente presença online.

Para garantir essa presença e trazer mais visibilidade ao projeto, é essencial encontrar maneiras que priorizam uma boa Experiência do Usuário. Com isso, o e-commerce, ou blog, podem ser devidamente ranqueados nas páginas de busca do Google.

E quando se fala em viabilizar essa adequada Experiência de Usuário, estamos falando em assegurar velocidade no carregamento das páginas, capacidade de armazenamento em disco e demais recursos importantes. E é aí que entra a hospedagem VPS.

Existem alguns “sintomas” que podem ser um indício de que o seu projeto deve deixar a hospedagem compartilhada e migrar para uma VPS. Os principais são:

  • Aumento na taxa de rejeição do site
  • Lentidão no carregamento das páginas
  • Aumento na quantidade de acessos ao site
  • Perda de posição nas páginas de resultado
  • Necessidade de mais controle a nível do servidor

Existem alguns bons motivos para você escolher um servidor VPS

É importante ter um site, ainda mais no atual contexto, em que a transformação digital é o que norteia as estratégias de Marketing.

Mas é importante também garantir recursos para que o site tenha um bom desempenho. Porém, em alguns casos não basta apenas usar uma boa plataforma. É preciso também investir em uma boa hospedagem.

E a hospedagem VPS vem como uma solução de excelente custo-benefício e alta capacidade de rendimento. Portanto, com o objetivo de trazer melhorias, vale investir nesse tipo de hospedagem.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.