Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Estudo aponta tendência de crescimento de casos e internações em Pouso Alegre

Estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que monitora os indicadores da pandemia  no Sul de Minas, aponta que Pouso Alegre teve crescimento na média semanal de casos e internações. Se comparado há 14 dias, o município registrou aumento de 32% na incidência da Covid-19 e de 12% na necessidade de hospitalização.

Ainda de acordo com o levantamento, no Sul de Minas a média diária de novos casos permanece acima de mil (1217 em 17 de maio), de internações acima de 80 (82 em 17 de maio) e média de 30 óbitos diários. Em relação ao número de mortes, todas as regionais apresentaram tendência de diminuição, exceto Varginha.

“Continua urgente a necessidade de sairmos do alto patamar em que o ritmo de novos casos se encontra, especialmente pelo risco de novo impulso na incidência provocado pelo Dia das Mães e o próximo feriado de Corpus Cristi. Esse nível de incidência associado à lenta vacinação continuará oferecendo condições para o surgimento de variantes mais transmissíveis e resistentes, além de facilitar o espalhamento da já existente variante P.1”, reforça o estudo da Unifal.

Covid-19 em Pouso Alegre

De acordo com boletim divulgado pela prefeitura na noite de terça-feira (18), foram confirmadas mais três vítimas da doença e 265 novos casos em 72 horas. O boletim traz dados referentes ao fim de semana e segunda (17).

Desde o início da pandemia, 16.358 moradores foram infectados pelo vírus, sendo que 331 não resistiram ao coronavírus. Ao todo, 15.225 pessoas já se recuperaram da doença.

A pressão sobre o sistema hospitalar voltou a subir. Neste momento, 122 pessoas estão internadas em Pouso Alegre, somado pacientes de cidades vizinhas. A ocupação de leitos clínicos está em 70% e de UTIs em 100%.