Após suspender a aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz em gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre decidiu ampliar a suspensão para puérperas. De acordo com a secretaria, a interrupção da aplicação da vacina contra Covid-19 atende ao documento expedido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Vale ressaltar que na segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que a vacina AstraZeneca não fosse mais aplicada em mulheres grávidas. De acordo com a agência reguladora, a bula atual do imunizante não recomenda o uso por gestantes sem orientação médica.
“A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país”, consta na nota técnica divulgada pela Anvisa.
Diante da recomendação da agência, o Ministério da Saúde anunciou a suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas – mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias – com comorbidades. Porém, a pasta informou que a imunização desse grupo deve seguir com as outras vacinas disponíveis no país: CoronaVac e Pfizer.