Economia

Gin Lassaleti, produzido em Pouso Alegre, vence prêmio de melhor do Brasil

Título veio em mundial realizado em Londres, Inglaterra. A bebida foi criada por dois amigos pouso-alegrenses em 2020.

Terra do Mandu / 28 abril 2021

Gin Lassaleti, criado e produzido em Pouso Alegre, Sul de Minas. Imagem: Divulgação

O Gin Lassaleti, criado em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, recebeu o prêmio de melhor London Dry Gin do Brasil no campeonato World Gin Awards 2021, realizado nos meses de janeiro e fevereiro, na Inglaterra. O campeonato teve a participação de gins de todo o mundo e o único do Brasil entre os 28 finalistas foi o Gin Lassaleti, que se consagrou Campeão Brasileiro na avaliação dos jurados, recebendo elogios pelo cheiro e notas de sabor, com elegância no paladar.

O gin Lassaleti é feito à base de álcool de cereais e com 18 botânicos, destacando o Zimbro, ingrediente principal do Gin, a Pitanga, acrescentando toda a Brasilidade necessária com notas florais e herbácea, e o Pacová, muito semelhante ao Cardamomo com notas picantes e refrescantes. Na receita também é realizado o processo de infusão a vapor, onde a Lavanda e o Pepino são colocados em um cesto de vapor e delicadamente são incorporados na destilação.

Presente em vários bares, restaurantes, adegas e supermercados de Pouso Alegre e região, o gin Lassaleti também chega a todo o Brasil através de seu e-commerce e distribuição nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

Gin recebe selo de melhor do País. Imagem: Divulgação

A marca é certificada pelo selo EuReciclo, que conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. Através do selo é gerado valor para as empresas certificadas, comunicando aos seus consumidores o compromisso com a reciclagem.

O Gin é a bebida queridinha do momento e vem conquistando cada vez mais consumidores com sua praticidade e diversidade na criação de drinks. A bebida também tem sua forte aceitação devido à baixa quantidade de calorias e por pertencer a uma categoria de bebidas premium em que é engarrafado apenas a melhor parte do processo de destilação, utilizando somente o chamado “CORAÇÃO DA DESTILAÇÃO”, eliminando qualquer parte que possa prejudicar os aromas e garantir a melhor experiência para consumo.

Bebida criada por dois amigos e a origem do nome

Durante a pandemia, Luiz Filipe, que possuía uma empresa de venda de equipamentos para gastronomia e panificação, decidiu aprofundar- se no conhecimento da produção de bebidas na tentativa de realizar um sonho antigo de abrir uma cervejaria artesanal, onde na busca de cursos encontrou um curso de destilados e decidiu fazer para conhecer as bebidas e seus processos produtivos.

No curso, o jovem de 28 anos, se apaixonou pela produção do Gin e um detalhe chamou sua atenção, cada produto possuir uma receita exclusiva, obtida através das mais variadas utilizações de botânicos, ervas aromáticas e especiarias, dando a cada Gin seu sabor único.

Com o desejo de criar o próprio destilado, convidou seu amigo Iago Ferrão, também de 28 anos, designer, fotógrafo e ourives, para que fosse desenvolvido toda identidade da marca, como logo, cores, rótulos, rolha, modelo de garrafa e embalagens. Atualmente Iago atua em conjunto para desenvolvimento de novos produtos, eventos, parcerias, e expansão da destilaria.

Os amigos Iago Ferrão e Luiz Filipe, que transformaram a ideia em negócio. Foto: Divulgação

No processo de criação do Gin foram contratados um consultor especializado em destilados para colaboração no desenvolvimento da receita e a química Najme Cordeiro que encontrou o equilíbrio ideal de todos os ingredientes no processo de destilação, a qual atualmente atua diretamente na produção da bebida.

Luiz Filipe emprestou o sobrenome do avô, Mário de Lassaleti, como uma homenagem ao criar a bebida para ser apreciada e compartilhada em todos os momentos, assim como todos que tiveram o prazer de conviver com seu avô.

A origem do nome vem de Nossa Senhora de La Salette, a invocação dada à Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salette, na região dos Alpes franceses. Surgiu então Lassaleti, um Gin das montanhas de Minas Gerais criado em 2020, trazendo sofisticação e qualidade para a categoria.

No site da Lassaleti você encontra o passo a passo para fazer receitas de drinks que combinam com todos os momentos.

A equipe Lassaleti deseja a vocês uma excelente degustação!

Evite o consumo excessivo de álcool. Beba menos, beba melhor! Produto destinado a maiores de 18 anos.

Mais Lidas