Após anúncio do governo de Minas sobre o avanço do Sul de Minas para a onda vermelha, a Prefeitura de Pouso Alegre publicou, nesta sexta-feira (16), um novo decreto sobre a reabertura do comércio no município e as medidas a serem adotadas para evitar a disseminação da Covid-19.
A onda vermelha não proíbe o funcionamento de nenhuma atividade econômica, mas exige um maior nível de restrição. No entanto, diferente da onda roxa, cada município tem autonomia para definir quais restrições vai impor. Sendo assim, o novo decreto de Pouso Alegre estabelece que:
- Restaurantes, bares lanchonetes e congêneres poderão funcionar no máximo até meia noite e limitados a 50% da capacidade de ocupação;
- Templos, igrejas e demais locais de culto podem abrir desde que respeitando a ocupação máxima de uma pessoa a cada 4m²;
- Academias de esportes e atividades físicas deverão manter distanciamento mínimo de 2m entre os frequentadores e não adotarem aulas coletivas de contato ou em espaços fechados;
- Salões de beleza, cabeleireiros, clínicas de estética e congêneres poderão funcionar apenas com hora marcada;
- Conveniências 24h deverão encerrar atividades à meia noite;
- Estabelecimentos comerciais devem adotar horário especial para atender pessoas de grupos de risco;
- Aulas presenciais ficam suspensas seguindo a determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerias, após ação movida pelo SIPROMAG.
Vale destacar que todos os estabelecimentos comerciais do município e serviços públicos ou privados somente poderão funcionar adotando medidas de segurança, como uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70%, além de evitar aglomerações e cuidar para que eventuais filas tenham o devido distanciamento. Veja o decreto na íntegra.
Campanha de conscientização
A prefeitura de Pouso Alegre também divulgou, nesta sexta-feira (16), um vídeo para alertar e orientar a população sobre as medidas que devem ser adotadas a fim de reduzir a disseminação do coronavírus. No vídeo, pessoas da própria comunidade dão seu depoimento sobre o que esperam de seus conterrâneos: “Não quero fechar o meu negócio, mas vocês têm que se prevenir”.
De acordo com a prefeitura, outros materiais de conscientização serão divulgados ao longo dos próximos dias em diferentes plataformas – TV, Rádio, Digitais, Outdoor, etc – com o tema: “Nessa pandemia, de que lado vocês está? Pense no próximo, proteja-se!”.