Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Covid: Na pior semana, Pouso Alegre registra 1.425 casos e 26 mortes

Hospital das clínicas Samuel Libânio. Foto: Terra do Mandu

No último sábado (27), Pouso Alegre registrou 184 novos casos de Covid e seis mortes em decorrência da doença. Os dados estão no boletim epidemiológico, divulgado na manhã desta segunda-feira (29). Os números só aumentam a triste estatística de que o município teve, até agora, sua pior semana desde o início da pandemia.

A soma dos boletins da semana totalizam 1.425 casos confirmados de moradores infectados pelo coronavírus. Foram 26 pessoas que perderam a vida após serem contaminadas pelo vírus. O total de pouso-alegrenses que tiveram o diagnóstico positivo de Covid chegou a 10.493 e o número de óbitos é de 153.

Hospitais no limite

Os três hospitais de Pouso Alegre já estão no limite do atendimento de pacientes com a Covid. Já são duas semana em que a ocupação dos leitos clínicos e de UTI destinados para o tratamento da doença está acima de 100%, e ainda subindo.  No fim de semana eram 194 pessoas internadas, sendo 122 em leitos clínicos (132% de ocupação) e 72 em UTI (126% de ocupação).

Ontem (28), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), a secretária de Saúde, Sílvia Regina Pereira, e diretores dos três hospitais da cidade se reuniram para tratar do momento de quase colapso no sistema de saúde. Os diretores relataram que já há falta de medicamentos e dificuldades na aquisição de oxigênio. Em caso de novos pacientes que apresentarem situação crítica e precisarem de internação, pode ser que não consiga vaga.

Boletim epidemiológico de sábado (27):

Imagem: reprodução prefeitura de Pouso Alegre