A prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais quatro mortes por Covid-19, em seu boletim epidemiológico divulgado no início da noite deste sábado (20). Os dados são referentes a ontem (19/03). A ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já estavam acima dos 100%, subiu ainda mais.
Com os números atualizados, Pouso Alegre chegou a 127 mortes de moradores locais em decorrência da Covid, desde o início da pandemia. São 15 vítimas fatais em sete dias. Já o total de moradores que foram contaminados pelo coronavírus está em 9.068. Foi mais um recorde de registros semanais, com 988 diagnósticos positivos no período.
Sistema de saúde em colapso
Desde o início da pandemia, há um ano, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio sempre foi a referência regional no combate à Covid-19. No últimos dias, o hospital estava atuando no limite. E nem a disposição de mais leitos em hospitais particulares foram suficientes para evitar o colapso.
A ocupação dos leitos clínicos e de UTI para tratar paciente com Covid ultrapassou a barreira dos 100% e continua subindo. No boletim desde sábado, a ocupação na enfermaria está em 125%, com 115 pacientes internados, sendo que os leitos para Covid são 92. Na UTI a ocupação é de 115%, com 66 pessoas internadas, sendo que são 57 leitos para os pacientes críticos. Segundo a prefeitura, o excedente dos pacientes são internados em alas que não estavam, até então, à disposição para o tratamento da pandemia.
Veja o boletim divulgado neste sábado, com dados referentes a sexta-feira, dia 19/03: