Itajubá confirmou mais cinco mortes por Covid-19, e chegou a 180 vítimas da doença desde o início da pandemia. Nove óbitos suspeitos também estão sendo investigados. Os dados constam no boletim atualizado pela prefeitura na noite desta quarta-feira (17).
O município tem registrado alta de casos e mortes nas últimas semanas – em 15 dias foram mais de 50 vítimas da doença. Itajubá é a cidade do Sul de Minas com mais óbitos provocados pelo novo coronavírus. Além disso, é a quarta com o maior número de pessoas que testaram positivo para a Covid-19.
O Sistema de Saúde já está colapsado. Há três dias a taxa de ocupação de leitos de suporte e de UTIs está em 100%. Desde o final de fevereiro, o município tem adotado medidas restritivas para conter a disseminação do vírus, mas os números continuam elevados. O último boletim registrou 176 pacientes positivos para a doença.
O prefeito Christian Gonçalves inclusive revogou o decreto municipal anterior, e assinou o novo decreto que dispõe sobre a aplicação da onda roxa, entre outras restrições. Sendo assim, apenas serviços e atividades consideradas essenciais poderão funcionar nos próximos 15 dias. Confira o que pode ou não funcionar neste link.