Região

Prefeitura de Itajubá alerta população para que procure UBS apenas em casos de urgência

Gabriella Starneck / 04 março 2021

Cidadão deve ir aos postos de saúde somente em casos de síndromes gripais e queixas agudas. Consultas eletivas foram suspensas temporariamente. 

Diante do aumento de casos de Covid-19 em Itajubá, a prefeitura suspendeu temporariamente as consultas eletivas, aquelas consideradas não essenciais. Além disso, o órgão alerta a população para que procure postos de saúde somente em casos de síndromes gripais e queixas agudas.

A medida foi adotada diante do aumento da ocupação de leitos de suporte e de UTI. O município também tem registrado maior número de casos e mortes pela doença nos últimos dias, o que levou a prefeitura a decretar toque de recolher das 20h às 5h.

Vale ressaltar, no entanto, que as consultas de pediatria e ginecologia serão mantidas, assim como o atendimentos às gestantes, puérperas, bebês menores de 1 ano e pacientes imunossuprimidos. Procedimentos com horário agendado, como exames preventivos e testes rápidos, também continuam sendo realizados.

Em relação aos doentes crônicos e idosos, a prefeitura informa que Agentes Comunitários de Saúde continuarão realizando as visitas domiciliares onde há o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), levando ao médico do postinho as demandas, como receitas e exames.

As atividades de vacinação também permanecem inalteradas.

Covid-19 em Itajubá

De acordo com boletim atualizado pela prefeitura na noite desta quarta-feira (03), o município possui 4.070 casos confirmados da doença, com 131 mortes. Oito casos de óbitos suspeitos também estão sendo investigados.

A taxa de ocupação de leitos de suporte e UTI no SUS está em 100%. Já se for considerado os leitos do SUS e da prefeitura de Itajubá, a ocupação da UTI está em 66%, e de leitos de suporte ventilatório está em 86%.

Mais Lidas