Moradores dos bairros Cidade Vergani e Jardim Floresta, em Pouso Alegre, relatam que estão sem energia desde às 17h desta terça-feira (09). Os dois bairros ficam em lados opostos da cidade, há mais de 5 km de distância. Não há informações de problema que tenha afetado o fornecimento de energia para as duas localidades.
No bairro Cidade Vergani o problema é recorrente. Moradores reclamam que a cada princípio de tempestade a energia já some ou fica em meia fase.
Posicionamento da Cemig
No ano passado, o Terra do Mandu questionou a Cemig sobre o problema. A informação era que manutenções tinham sido feitas e que a queda constante estaria solucionada.
“No início do mês de outubro, a Cemig realizou diversas intervenções no sistema elétrico, a fim de solucionar os desligamentos registrados recentemente no bairro Vergani. Durante as intervenções, foram substituídos equipamentos e instalados isoladores em pontos estratégicos da rede”, informava nota de outubro, que completava: “Após as intervenções realizadas pela Cemig, as ocorrências mais recentes registradas neste bairro foram causadas por maritacas que provocaram curto circuito na rede e, neste domingo, por descarga atmosférica (raio).
O QUE DIZ A CEMIG [atualização]:
A Cemig enviou nota, na quinta-feira (11), explicando o problema no Vergani e as manutenções realizadas na rede de energia. Sobre o bairro Jardim Floresta, ainda está sendo apurado o problema ocorrido na terça.
Veja a íntegra da nota da Cemig:
A Cemig informa que, nos últimos meses, foram realizadas diversas ações de manutenção preventiva e corretiva no bairro Cidade Vergani. Dentre as ações executadas, iniciadas em julho de 2020, foram realizadas limpeza de faixa, manutenção de conexões e calibração de cabos da rede, substituição e manutenção de equipamentos e componentes do circuito que atende a região, além da retirada de um ninho de pássaros que estava em contato com os condutores. A empresa informa também que já existe programação para outros serviços, como a substituição de um transformador e a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica.
A respeito das interrupções, entre setembro e outubro do ano passado ocorreram seis desligamentos no bairro, causados por um vão descalibrado na rede, fazendo com que o vento fosse capaz de balançar os condutores até se tocarem, o que ocasionava curto-circuito. O problema foi resolvido no dia 04/10/2020 e, após essa data, não houve mais desligamentos ocasionados por este motivo.
Também nos últimos meses, outras ocorrências tiveram como causas agentes externos. No desligamento registrado nesta terça-feira (9/2), por exemplo, as equipes da Cemig encontraram pipa e um vespeiro em contato com a rede, que também foram retirados.
Por fim, a companhia ressalta que está acompanhando de perto o comportamento da rede elétrica no local, e está tomando todas as providências para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da região e fará uma nova inspeção nos circuitos de modo identificar potenciais problemas e prover antecipadamente as respectivas manutenções.