As duas primeiras remessas estão sendo usadas para imunizar profissionais da saúde e idosos que vivem em asilos
Nesta primeira semana de fevereiro, os profissionais da saúde de Pouso Alegre começaram a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com os dados da prefeitura, até o momento, o município já recebeu 7.400 doses para imunizar os públicos prioritários.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta (05), Pouso Alegre tem 2.730 pessoas vacinadas com a primeira dose da contra a Covid. Outras 454 pessoas já estão imunizadas com as duas doses.
Conforme a prefeitura, 2.370 vacinas estão garantidas para a segunda dose das primeiras pessoas vacinadas a partir do primeiro lote recebido da CoronaVac. O primeiro lote foi retirado na Regional de Saúde no dia 19 de janeiro era da CoronaVac (Sionac). Nesta segunda-feira, dia 1º, foram retiradas as vacinas da segunda dose da CoronaVac, e a primeira remessa enviada da Astrazeneca.
Segundo a nota enviada pela prefeitura, todas as doses recebidas, até o momento, são para profissionais de saúde e idosos de Instituições de Longa Permanência, que são os asilos.
Os primeiros imunizados com as duas doses
A técnica de enfermagem, Adriana Oliveira, foi a primeira pessoa vacinada em Pouso Alegre, lá no dia 19 janeiro, e já recebeu a segunda dose nessa semana. “A esperança só aumentou. Agora a gente se sente mais segura para seguir com o trabalho. Trabalhar direto ali com a doença, com certeza a gente fica mais protegido”, disse Adriana, que atua na linha de frente da pandemia, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
Quem também está na linha de frente de combate ao coronavírus e está imunizado é o técnico de enfermagem Nilton Sandoval. “A gente fica tranquilo por ter tomado a segunda dose, mas a gente continua com a prevenção. Com a segunda dose a gente precisa manter ainda 30 dias com as prevenções adequadas, como higienização das mãos, máscaras, distanciamento social”, afirma.