Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre confirma nova morte por Covid-19 e chega a 92 vítimas

É a quinta morte registrada no município desde o fim de semana. Um óbito suspeito está sob investigação. Ocupação de leitos de UTI está em 86%

A prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19 no município. O registro está no boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (26). É o quinto óbito na cidade desde o fim de semana, totalizando 92 vítimas da pandemia em Pouso Alegre. Uma morte de um paciente com suspeita de estar infectado com o novo coronavírus está sob investigação.

De acordo com o boletim de ontem, Pouso Alegre teve 70 novos casos de moradores diagnosticados com a Covid. O total de infectados desde o início da pandemia está em 5.530. Atualmente, são 313 pacientes em acompanhamento, que estão cumprindo quarentena em casa ou internados em hospitais. Os recuperados do coronavírus somam 5.125 dos contaminados.

Ocupação de leitos

A ocupação de leitos de UTI no Hospital das Clínicas Samuel Libânio está em 86%. São 26 ocupados, dos 30 disponibilizados para o tratamento de pessoas com a Covid. Já os leitos de enfermaria está com ocupação de 65%, com 39 dos 60 com pacientes internados.

Flexibilização do comércio

Ontem (26), a prefeitura de Pouso Alegre publicou um novo decreto para a reabertura do comércio de atividades não essenciais, que estava fechado desde o dia 15.

Lojas que funcionavam de portas fechadas reabriram imediatamente ao decreto. Foto: Terra do Mandu

A prefeitura justifica no decreto nº 5.241 que a flexibilização é possível “após redução do número de casos de COVID-19 registrados na cidade em comparação à semana anterior”.

Segundo informações da secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, e do diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Alexandre Hueb, a reabertura também tem a ver com o cenário na ocupação de leitos de UTI no HCSL. A ocupação baixou de 96,66% para 86,66%. Agora, são quatro vagas disponíveis. No sábado era apenas uma.

“Neste fim de semana, nós tínhamos um leito de UTI para os pacientes críticos. Com o novo balanço, nós temos quatro leitos disponível para pacientes de COVID. Isso faz com que possamos sair da faixa vermelho e entrar na faixa laranja, que é mais flexível”, afirmou o diretor do hospital, sugerindo a flexibilização de atividades.

“É um momento de reabertura com consciência. Extremamente importante o compromisso de todos. Os números de contaminações ainda são altos. Vamos tratar dessa situação com muita seriedade”, finaliza a secretária.

A decisão foi tomada após reunião entre Prefeitura, vereadores, representantes da ACIPA e do Hospital Samuel Libânio. Na semana passada, comerciantes chegaram a fazer protesto contra o fechamento das atividades não essenciais.

Regras para a retomada

A retomada dessas atividades deve seguir algumas regras, além daquelas já exigidas desde o início da pandemia, como filas para evitar aglomerações, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Agora, o comércio varejista deve funcionar até às 16h. Academia até às 20h, sem aulas de contato. Salões e clínicas de estética devem atender apenas por agendamento.

Restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres apenas poderão funcionar em sistema de entregas ou retirada no balcão, sem que haja consumo no local.

Clubes devem se restringir à utilização de academias internas. Uso de piscinas, quiosques, salões saunas, parquinhos são proibidos.

Velórios deverão adotar medidas a fim de evitar aglomerações. Templos religiosos deverão adotar providências para atender às medidas deste decreto.

 

Sair da versão mobile