Núcleo de controle de Zoonoses vai visitar mais de 3 mil residências durante a ação, que tem o intuito de identificar os indicadores entomológicos de forma rápida.
O Núcleo de Controle de Zoonoses de Pouso Alegre realiza, neste mês de janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O órgão vai visitar mais de 3 mil residências durante a ação, que começou na última segunda-feira (04).
O controle e monitoramento do Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika – conta com diferentes metodologias, como o LIRAa. O método de amostragem tem o intuito de identificar os indicadores entomológicos de forma rápida, além de permitir observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes.
Para que o levantamento fosse feito, a cidade foi divido em oito setores, nos quais, dependendo da quantidade de imóveis, se faz pesquisa de 50% ou 20% das residências nos quarteirões sorteados. Ao todo, o Núcleo de Controle de Zoonoses vai realizar a pesquisa amostral em 3.040 imóveis do Pouso Alegre até a próxima semana.
Durante a pesquisa, agentes coletam larvas em criadouros com água encontrados nos imóveis para análise. Segundo o coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses de Pouso Alegre, Ramiro Pereira, os dados coletados até o momento estão sendo analisados, mas foi identificado “um grande número de focos positivos, predominantemente dentro de residências, como nos quintais”.