Chuva de 50 mm em intervalo de duas horas alaga ruas e avenidas de Pouso Alegre
Magson Gomes / 14 dezembro 2020
Magson Gomes / 14 dezembro 2020
De acordo com a Defesa Civil Municipal de Pouso Alegre, em um intervalo de duas horas, choveu 50 milímetros apenas no entorno da bacia do bairro Primavera com o Santo Antônio.
Para se ter uma ideia, no mês de dezembro a previsão climatológica é de cerca de 280 milímetros em Pouso Alegre. Ou seja, foram quase 20% do volume do mês em apenas duas horas.
A primeira pancada veio por volta das 13h30, quando choveu 19,2mm. Às 14h30 veio a segunda, ainda mais forte, com 31,4 mm.
Com tanta água caindo em um período curto, ruas e avenidas da cidade foram invadidas pela enxurrada.
Na Rua Bom Jesus, as galerias não dão vazão e a água se acumula, deixando comerciantes e motoristas ilhados.
Na Avenida São Francisco, onde fica a Câmara Municipal, no bairro Primavera, formou um rio. E essa água toda que desemboca nas ruas abaixo. A enxurrada forma crateras por onde passa, na rua que está em obras de construção de galerias e pavimentação.
O mesmo ocorreu na Avenida Belo Horizonte, também no Primavera. Como aqui é um morro, a enxurrada desse ainda mais forte. Alguns moradores não conseguem mais guardar os carros nas garagens.
Na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, no bairro Fátima I, a água ficou represada sobre a pista. Chegou a formar um congestionamento no sentido Centro, até que os motoristas começaram a encarar o alagamento.
O Juliano, do JP Guincho, mandou alguns vídeos que ele fez na avenida que corta o Recando dos Fernandes, em direção à BR-459.
Já no bairro João Paulo II, esse motorista ficou com o carro preso no buraco que se formou depois que os bloquetes da rua cederam.
Moradores do bairro São Judas Tadeu também enviaram vídeos que mostram casas alagadas. Essa aqui é a casa do Amauri Viana. A água invadiu todos os cômodos.
Moradores dizem que já acionaram prefeitura, câmara de vereadores em outras oportunidades e o problema ainda é recorrente. O bairro fica entre a BR-459 e mg-179 e surgiu de forma irregular e passa por processo de regularização fundiária.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu