O zagueiro Danilo está de volta a campo junto ao grupo do Pouso Alegre Futebol Clube, após passar quase 10 meses afastado dos companheiros por causa de lesões gravíssimas no joelho direito. Por enquanto, o atleta que participou de todos os jogos da campanha do campeonato invicto da Segundona em 2019, não faz treino com bola. O trabalho é a parte, com o fisioterapeuta Hélio Victório.
Danilo sofreu as lesões em um jogo-treino contra o Nacional de São Paulo, no dia 30 de janeiro desse ano, durante a preparação para a estreia no Módulo II. Após exames foi constatado que o jogador sofreu cinco lesões no joelho direito, sendo imediatamente cortado do elenco que iria estrear na competição.
O médico e dirigente do Pouso Alegre, o ortopedista Marcus Vinícius Teixeira, foi quem operou o jogador. “Ele rompeu o ligamento cruzado anterior, menisco medial, tendão patelar e arrancamento condral do fêmur, além da ruptura da cápsula medial, totalizando cinco lesões no joelho”, conta Dr Teixeirinha.
A cirurgia foi realizada em Pouso Alegre mesmo. O médico explica que foi reconstruído o ligamento cruzado, tendão patelar, costurado o menisco e a cápsula e autotransplante de cartilagem.
Depois de alguns meses se recuperando do processo cirúrgico, o jogador deu início ao trabalho de fisioterapia em uma clínica particular, em São Paulo, e teve o acompanhamento do departamento médico do Pousão e do fisioterapeuta do clube, durante o período.
Agora, Danilo já está na fase de exercícios físicos em campo, Mas não tem data definida para retorno aos gramados. O foco agora é a intensificação desses treinos físicos para a recuperação e volta às partidas.
O fisioterapeuta Hélio Victório lembra que a lesão sofrida pelo jogador é rara no futebol brasileiro. “Confesso que nunca vi nada igual. Ele teve uma lesão de cinco ligamentos no mesmo joelho. No futebol brasileiro há poucos casos de atletas que sofreram a mesma lesão. Mas o Danilo está evoluindo muito bem e a gente está bem confiante que ele vai voltar até antes do esperado. Então, vamos intensificar o trabalho dele no dia-a-dia, para tentar deixá-lo disponível para a volta aos gramados o quanto antes”, diz Hélio.
Danilo espera que em janeiro já consiga treinar com bola na pré-temporada, pensando na estreia do Pousão no Campeonato Mineiro. “A expectativa é a melhor. A fé que eu tenho é muito grande. Vou trabalhar dia-a-dia, semana a semana, e evoluir. Espero que eu esteja apto a entrar e poder pelo menos fazer participação no mineiro do ano que vem”.
Danilo foi um dos destaques no acesso ao Módulo II