Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Grupo de pais defende a retomada das aulas presenciais em Pouso Alegre

‘Grupo Pais pela Educação em Pouso Alegre’ apresentou plano de retomada imediata das aulas presenciais no município. Eles defendem que, assim como em outras atividades, a educação tenha um plano de retomada urgente. Uma reunião foi realizada nesta terça (24) com a secretaria de Educação, representantes de escolas e sindicatos para debater o assunto.

Foto: Grupo de pais pela Educação

Um grupo de pais de alunos da rede privada de educação resolveu se unir para pedir a retomada imediata das aulas presenciais em Pouso Alegre. Eles defendem que a educação também tenha um plano de retomada, assim como foi feito em outras atividades no município.

O ‘Grupo Pais Pela Educação em Pouso Alegre’ reúne cerca de 800 pessoas nas redes sociais. O movimento entende que a volta às aulas ainda neste ano é uma necessidade, tendo em vista que a situação da cidade, em nível de saúde, está controlada de acordo com os dados divulgados pela prefeitura.

No mês de outubro, o grupo fez um pedido de apresentação de plano de retomada de aulas presenciais na Câmara Municipal de Pouso Alegre para que os vereadores tomassem providência junto à prefeitura. O pedido também foi protocolado junto à Secretaria de Educação e Prefeitura de Pouso Alegre.

Os pais, que participam do movimento, defendem o retorno seguro observando e cumprindo todos os protocolos de segurança, assim como foi definido e liberado outras atividades no município.

Uma das representantes do grupo, Carolina de Oliveira, que tem uma filha no 3° ano do ensino fundamental, defende “a volta urgente, com protocolos de segurança para que as escolas possam cumprir e voltarem a funcionar”.

Carolina também questiona “Por que nossas crianças, que não são os maiores vetores de transmissibilidade, ainda estão isoladas da escola e de seus amigos, da convivência e de tudo o que a escola traz de benefício, se os pais não estão isolados?”.

O grupo fez uma análise jurídica com decisões judiciais de todo o país e irá protocolar junto às autoridades, para auxiliar nas regras que a prefeitura irá definir. Eles argumentam que continuarão a luta, pois, entendem que o ano ainda não acabou e um dia de criança na escola, ainda que para atividades extracurriculares, é um dia a menos da ociosidade em que estão.

REUNIÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Foto: Ascom prefeitura

Após o movimento criado pelo grupo de pais, a secretaria municipal de Educação fez uma reunião, na noite desta terça-feira (24), com representantes de sindicados e de escolas, pais e professores.

Durante a reunião, realizada no auditório da Faculdade de Medicina, a secretária de Educação, Leila de Fátima Fonseca, apresentou a proposta do município de retomada das aulas presenciais. Os representantes de pais de alunos, membros do Comitê Externo, Superintendência Regional de Ensino, SIPROMAG, SINPRO, SINDUTE, SISEMPA também se manifestaram.

Segundo a secretaria informou por nota da assessoria de imprensa, a ideia é formar comissões para elaborar os protocolos que possam permitir uma retomada gradual e segura das aulas presenciais no município em 2021.

“Estamos ouvindo todos os envolvidos para compreender as preocupações, ouvir sugestões e construir de forma coletiva um protocolo seguro e eficiente para a volta às aulas presenciais em Pouso Alegre de forma gradativa a partir de 2021”, destaca a secretária de Educação.