Homem é detido por tráfico e maus-tratos de animais silvestres adquiridos em Pouso Alegre

Luíza Carvalho / 23 novembro 2020

Um homem foi detido pela PRF por tráfico e maus-tratos de animais silvestres, durante abordagem na Rodovia Fernão Dias, na altura do KM 609, no município de Oliveira, no último sábado (21). No interior do veículo, foram encontrados 24 passáros, sem anilhas, da espécie Saltator Similis, conhecido como Trinca-Ferro.

De acordo com a PRF, o condutor do veículo informou que foi abordado em Pouso Alegre por um desconhecido no pátio de um restaurante às margens da rodovia. Ele informou que adquiriu os animais por R$ 25 reais a unidade e que levaria os animais para a cidade de Igarapé.

Os pássaros se enquadram na classificação de animais silvestres da fauna brasileira. Foto: PRF

Os pássaros estavam acondicionados individualmente em pequenas caixas de papelão, sem alimento, água e sem espaço para se movimentarem.

Foram constatados os crimes do Art. 29 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre…) e do Art. 32 (Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres…) ambos da lei 9.605/1998 (do Meio Ambiente).

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e os pássaros foram encaminhados à polícia militar ambiental de Oliveira (MG) para as providências cabíveis. O homem assinou o termo se comprometendo a comparecer em juízo quando demandado e foi liberado.

Mais Lidas