No último domingo (15) ocorreram as eleições municipais e a população pouso-alegrense escolheu os seus representantes para os próximos quatro anos.
O prefeito Rafael Simões foi reeleito e recebeu quase 80% dos votos. O Cientista Político, Isaias Pascoal, explica que a reeleição de Simões teve “uma soma de votos muito acima do normal nas eleições para o executivo municipal em todos os tempos”.
Para o cientista político, o aumento de quase 10% nos votos recebidos, em relação às eleições passadas, onde, em 2016, o prefeito foi eleito com cerca de 70% dos votos, significa “um apoio muito forte da população pouso-alegrense à sua gestão”.
Pascoal destaca que esse apoio é muito importante para o prefeito e que, com um número tão alto de votos, demonstra a responsabilidade que Simões vai ter durante os próximos quatro anos.
Na câmara municipal, 11 dos 15 vereadores eleitos, pertencem à coalizão que apoiou Simões, o que também é uma vantagem para o prefeito. “Isso vai facilitar a aprovação de projetos do executivo na câmara de vereadores. De modo que o prefeito vai ter todas as opções de executar um bom programa de governo”, explica o cientista político, que considera “esmagadora” a vitória de Rafael Simões.
Entretanto, Pascoal ressalta que neste ano houve um retrocesso nas eleições para a Câmara Municipal, pois, não foram eleitos negros, nem mulheres. Para ele, “todos nós temos que ter o compromisso de promover candidaturas femininas, de negros e de lutar para que eles tenham uma maior representação”.