As eleições 2020 que ocorrem no próximo domingo (15) terão algumas alterações devido ao cenário atual com a pandemia do coronavírus. A intenção é proporcionar uma votação segura para todos, seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra a disseminação do vírus.
Neste ano, a votação terá início uma hora mais cedo. Das 7h às 10h o horário será destinado, preferencialmente, aos idosos e grupos de risco. Outras pessoas que optarem por esse horário não serão impedidas de votar, desde que obedeçam a ordem prioritária.
O chefe do cartório eleitoral em Pouso Alegre, Milton Gonçalves Junior, ressalta a importância da conscientização da população para que seja cumprido o distanciamento e as normas sanitárias. “A gente pede que a população se conscientize e que a pessoa que vai votar, se dirija ao seu local de votação, faça seu voto e já se retire. Nada de aglomerações, conversas com conhecidos pelos corredores, para que tudo transcorra normalmente”, destaca.
Milton Gonçalves também fala sobre outras medidas tomadas nessas eleições, dentre elas, a utilização do aplicativo e-Título para substituir o título de eleitor impresso e também para justificar o voto.
Para evitar o manuseio de itens dentro das seções, o chefe do cartório eleitoral explica que os eleitores não precisam retirar o comprovante de votação com os mesários e, ainda, pede que cada eleitor leve a sua caneta. Ele ainda reforça que o uso de máscaras é obrigatório. VEJA O VÍDEO: