Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Nova sede de laboratório macrorregional é inaugurada em Pouso Alegre

Nova sede de laboratório macrorregional é inaugurada em Pouso Alegre
A inauguração das novas instalações do Laboratório Macrorregional em Pouso Alegre ocorreu na manhã desta quinta-feira (29). A nova sede fica no mesmo prédio da Superintendência da Regional de Saúde, na Avenida Vicente Simões. Anteriormente, ficava em um imóvel do bairro Faisqueira.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que ressaltou a importância do novo laboratório no município. “É uma estrutura nova e o laboratório agora tem a condição de expansão. Neste momento em que estamos revendo toda a estrutura do SUS, e os laboratórios aqui em Pouso Alegre, teremos a capacidade de, daqui pra frente, no plano de reestruturação, trazer novos exames e agregar muito valor a região”, conta o Secretário.

Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, esteve na inauguração da nova sede do Laboratório Macrorregional. Foto: Terra do Mandu

O laboratório, que recebeu o nome do ex-superintendente regional de Saúde, ‘Gilberto Carvalho Teixeira’ atende a 153 municípios do Sul de Minas Gerais, incluindo as demais regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Varginha, além de Pouso Alegre. A população estimada é de mais de dois milhões e meio de habitantes.

Entre os exames realizados e principais atividades desenvolvidas, estão análise Microbiológica de Água, Dengue, HIV, Leishmaniose, Malária e Tuberculose, além de receber, triar, armazenar e encaminhar amostras para análise dos exames feitos pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias)

O exame sorológico para diagnóstico da Covid-19 também poderá ser feito na unidade caso haja aumento de demanda. O Secretário explica que, neste momento, não há necessidade de colocar esse exame em operação no local, pois, ele já está sendo realizados em outros 15 laboratórios conveniados, que são da rede de saúde pública, e atendem a demanda.

“A capacidade operacional nossa hoje já está super redimensionada em relação à demanda. Não justifica neste momento colocarmos esse exame em detrimento de outros exames. Mas caso haja aumento de demanda o laboratório está pronto. A gente coloca em operação em menos de 10 dias”, destaca.

 

 

Sair da versão mobile