Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Incêndio em vegetação provoca fechamento da Fernão Dias em Pouso Alegre

Rodovia foi fechada nos dois sentidos no km 857, próximo ao trevo do Costinha. Bombeiros combatem as chamas.

Imagem da câmera da concessionária Arteris mostra que a fumaça cobriu as duas pistas, sentido SP e sentido BH.

A fumaça provocada por um incêndio em vegetação às margens da Fernão Dias causou o fechamento da rodovia em Pouso Alegre. O trânsito teve que ser bloqueado na altura do km 857, próximo ao trevo do Costinha.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para controlar as chamas.

[atualização às17h40] A fila já passa de 8 quilômetros, sentido BH, com uma faixa interditada. No sentido SP são 9 km de congestionamento, com fechamento total da rodovia

DICAS DA CONCESSIONÁRIA PARA DIRIGIR COM SEGURANÇA EM LOCAL COM FUMAÇA

  1. Adote uma direção defensiva: a primeira dica ao avistar fumaça é reduzir a velocidade. Respeite sempre os limites de velocidade da via, e, em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção. Quando a visibilidade está comprometida, diminuir a velocidade proporciona mais tempo de reação no caso do motorista ser surpreendido por outro veículo, pessoa ou animal.
  2. Cuide da qualidade do seu ar: feche os vidros do veículo, evitando que os passageiros respirem a fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.
  3. Mantenha distância: Cuide para manter e/ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência. Tenha atenção redobrada no período noturno, quando a visibilidade já é naturalmente menor.
  4. Faróis baixos: Use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar e fuligem, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.
  5. Nunca pare na via; no acostamento, só se não houver opção: em hipótese alguma o motorista deve parar o carro na via ou utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca alerta ligado. Ao tomar essas atitudes, o motorista evita engavetamentos e colisões.
  6. Pisca-alerta só com carro parado: Jamais use o pisca-alerta em movimento, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento. Acione o pisca-alerta apenas em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás – que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, aumentando o risco de acidente.
  7. Evite se expor à fumaça: se for possível observar que um trecho a frente está comprometido com fumaça, busque um lugar seguro, como postos de serviços. Ao trafegar, se conseguir enxergar através da fumaça, dirija devagar e com os faróis e lanternas ligados. Não se arrisque se a visibilidade estiver muito prejudicada, busque um local para estacionar e espere a condição da via melhorar. Procure ainda, saber condições prévia da via. Você pode conferir as condições das concessionárias da Arteris pelas redes sociais.
  8. Manutenção em dia: faça a revisão do veículo! Verifique, além dos pneus, o alinhamento e balanceamento, níveis de óleo e água no radiador, sistema elétrico e luzes. Isso garante que outros veículos consigam identificá-lo e evita acidentes.
  9. Pedestre: Caso precise atravessar a via, por segurança, procure a passarela mais próxima ou um ponto de boa visibilidade, com a devida sinalização da travessia.
  10. Ciclista e Motociclista: utilize sempre equipamentos refletivos, que aumentam a visibilidade e identificação de seu veículo. No trânsito, há uma máxima “Veja e seja visto”, ela aumenta a segurança de todos. Em condições adversas, encontre um local seguro, sempre distante do incêndio e retorne a via quando houve visibilidade.

Faça sua parte

É possível fazer sua parte contra as queimadas! Vale lembrar que a maioria dos acidentes começa com pequenas fogueiras, muitas vezes iniciadas por bitucas de cigarro jogadas pela janela dos veículos. Por isso, essas ações devem ser evitadas, diminuindo a ocorrência de acidentes e queimadas.

Sair da versão mobile