Companhia disse que bairros mais altos da cidade tiveram interrupção no fornecimento e pede uso consciente por parte dos moradores – VEJA NO VÍDEO ABAIXO.
A estiagem prolongada e as altas temperaturas têm afetado o abastecimento de água em Pouso Alegre. De acordo com a Copasa, os bairros que ficam nas partes mais altas tem sido os mais prejudicados, com a necessidade da interrupção emergencial, em alguns casos.
O Superintendente da Unidade de Negócios Sul da Copasa, Paulo Fernando Lopes, explica que há um alto consumo nesse período (veja no vídeo).
Em Pouso Alegre, a Copasa tem duas estações de tratamento de água. Uma fica no bairro Jardim Califonia e capta água do Rio Sapucaí Mirim. Aqui, são tratados 130 litros por segundo.
A Estação Mandu, que fica no bairro São João, recebe 260 litros de água por segundo vindos do Rio Mandu. Mesmo com o período de estiagem, a captação não foi prejudicada. A velocidade do consumo que aumentou, desregulando a distribuição.
O superintendente da Companhia ressalta que o uso consciente da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca.
VEJA O VÍDEO REPORTAGEM:
Dicas de uso consciente da água:
- Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
- Tomar banhos rápidos;
- Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
- Reutilizar a água da máquina de lavar…
São pequenas ações no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.