O Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí, instalou seis aparelhos de descontaminação de ar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essa é uma medida de prevenção à propagação do coronavírus a pacientes e profissionais de saúde.
De acordo com hospital, o equipamento funciona como um exaustor, onde a pressão do ar é controlada para que fique inferior aos demais ambientes do hospital. O ar contaminado passa por um filtro de alto desempenho e por lâmpadas germicidas e em seguida é expelido para o ambiente externo sem contaminantes.
Com a pressão menor do que em outros ambientes, o ar passa somente pelo aparelho onde é filtrado, em seguida o ambiente é purificado. Isso reduz a possibilidade de contágio dos profissionais de saúde que precisam estar em contato com os pacientes e demais ambientes do hospital.
O aparelho foi criado pelo Hospital Israelita Albert Einsten, em parceria com a Enebras e a Embraer. Ele serve também para combater e controlar outras doenças transmitidas pelo ar.
Dispositivo evita a propagação do coronavírus em hospitais. Foto: reprodução hospital