Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Idosos e funcionários de asilos são testados para Covid-19 em Pouso Alegre

Até o momento, asilos de Pouso Alegre não confirmaram casos. Asilos no Sul de Minas já registraram mais de 20 mortes pela doença. Foto: divulgação asilo

Mais de 200 testes para Covid-19 foram realizados em moradores e funcionários de asilos em Pouso Alegre. A iniciativa é do Rotary Clube que realiza uma campanha nacional, chamada Corona Zero, de combate à pandemia em asilos. O projeto disponibiliza também materiais e instruções sobre os protocolos a serem seguidos para prevenção do coronavírus.

No asilo Betânia da Providência, hoje (25), 70 idosos e 55 funcionários realizaram o exame. Na semana passada a coleta também ocorreu no asilo Nossa Senhora Auxiliadora, onde 80 pessoas, entre idosos e funcionários, foram testadas.

O diretor do projeto da unidade Rotary Club Pouso Alegre Sul, João Pereira Rosa, conta que o “Corona Zero” teve início em São Paulo e foi se espalhando pelo país, alcançando todas as cidades que contam com unidades do Rotary Club.

“São cinco dias para sair os resultados. Se der algum positivo é feito uma contraprova e o resultado sai no dia seguinte. Se for confirmado algum caso, o asilo vai tomar conta do infectado”, explica João Pereira.

As coletas estão sendo realizados em parcerias com empresas privadas e não geram nenhum custo para os asilos. Em Pouso Alegre o parceiro é o Laboratório Méthodos e o tipo de coleta utilizado é o PCR.

A coordenadora Administrativa do Asilo Betânia da Providência, Mariene Moraes, ressalta os cuidados tomados no local e conta que até o momento não teve nenhum caso confirmado. “Até agora todos os testes foram negativos. Estamos dando toda segurança através do uso das máscaras, luvas, tocas (…) e desde o dia 14 de março estamos em isolamento com os idosos”.

VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO:

Mortes em asilos no Sul de Minas

O Sul de Minas já registrou vários casos e óbitos em virtude do coronavírus. O asilo de Borda da Mata teve seis mortes pela doença. Os idosos já tinham outras doenças preexistentes e morreram em decorrência de complicações.

No asilo São Vicente de Paulo, em Alfenas, 17 idosos morreram por contaminação da Covid-19 (Fonte G1).