Covid-19: Projeto em Pouso Alegre oferece atendimento psicológico gratuito a profissionais da saúde

Luíza Carvalho / 20 agosto 2020

Pensando nos profissionais que estão trabalhando na linha de frente de combate ao coronavírus, o Projeto Reviver estruturou um programa de atendimento gratuito para os profissionais da saúde, em Pouso Alegre. O atendimento consiste em terapia cognitiva comportamental.

Cada profissional de saúde selecionado recebe 10 sessões online, sendo uma por semana. De acordo com a psicóloga e diretora do projeto, Waldimara Araújo Silva (Mara Araújo), a intenção é oferecer um lugar para que esses profissionais possam ser cuidados e ouvidos.

“Um lugar seguro e protegido pelo sigilo profissional, tendo em vista os impactos causados em virtude da pandemia no dia a dia desses trabalhadores da saúde”, diz.

Já são 500 atendimentos gratuitos. “Quando vão terminando as 10 sessões, vão surgindo novos horários disponíveis. É gratificante contribuir para manter a sanidade neste momento de tantas incertezas, ansiedade e pânico”, afirma a psicóloga.

Os interessados devem entrar em contato através do telefone (35) 99170-7061 e agendar os horários com a profissional.

Pacientes relatam a experiência com o atendimento

Uma enfermeira de Pouso Alegre, de 31 anos, relata que a rotina de trabalho é muito pesada e que o atendimento com a psicóloga tem ajudado bastante “tem sido de suma importância pra poder enfrentar tudo isso. Se não tiver esse apoio, a gente absorve muito”.

Ela compartilha sobre a experiência de trabalhar na linha de frente do combate ao coronavírus. “Para nós é pouco pior, porque a gente vê de tudo e precisamos desabafar. A Mara está ajudando nisso (…) já até indiquei outros colegas, que também estão fazendo acompanhamento com ela”.

Outra profissional da área, uma técnica de enfermagem, de 32 anos, conheceu o projeto através de uma colega no trabalho. “Já estou terminando o meu atendimento, foi muito bom, me ajudou demais nesse momento tão difícil que estamos passando”.

Ela define como “inexplicável” a sensação de poder contribuir com a recuperação dos pacientes da covid-19. “Mesmo que a rotina é cansativa e triste é, ao mesmo tempo, muito gratificante, ver os pacientes recuperados e recebendo alta é um sentimento inexplicável”, conta a técnica de enfermagem.

Mais Lidas