Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre incêndios nas áreas de preservação
Luíza Carvalho / 14 agosto 2020
Luíza Carvalho / 14 agosto 2020
População deve ficar em alerta sobre práticas que podem gerar incêndios nas áreas de conservação ambiental. Nos últimos dias dezenas de hectares entre pastos e florestas foram perdidos.
Nos últimos dias vários incêndios que ocorreram no município colocaram em risco as unidades de conservação. A Reserva Biológica e o Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes, foram afetados pelo fogo. A destruição trouxe prejuízos à fauna e flora e destruiu dezenas de hectares entre pastos e florestas que abrigavam animais e plantas.
A suspeita é de que uma das prováveis causas das queimadas, tenha sido a prática de rituais religiosos, já que foram encontradas velas e objetos, utilizados nos rituais, nas áreas que pegaram fogo. Por isso a Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre os cuidados ao deixarem oferendas de rituais religiosos em locais próximos às matas. Em hipótese alguma, deixem velas no local.
Como o período de estiagem pode se prolongar, a secretaria pede também o cuidado dobrado da população com as demais práticas que podem provocar incêndios nessas áreas. Aos que gostam de fazer trilha, seja de carro, moto, bicicleta ou caminhando, jamais jogue toco de cigarro aceso no chão.
Seja consciente! Não provoque queimadas. Ao perceber qualquer foco de incêndio, entre em contato, imediatamente, com os bombeiros, através do telefone 193.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu