Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Hospital recebe 11 cadeiras de rodas após arrecadar quase uma tonelada de lacres de latinhas

Programa ‘Lacre Amigo’, da Arteris Fernão Dias, já doou mais de 80 cadeiras pelo programa a instituições de Minas e São Paulo. A cada 140 garrafas PET com lacres surge uma cadeira de rodas

Lacres de latinhas de alumínio se transformam em cadeiras de rodas, que são doadas a hospitais e instituições filantrópicas. Nesta semana (11/08), o programa ‘Lacre Amigo’, desenvolvido pela Arteris, concessionária que administra a rodovia Fernão Dias, entregou 11 cadeiras ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Para isso, o hospital fez uma campanha e conseguiu arrecadar quase uma tonelada de lacres (990 kg). A diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis, agradeceu a parceria com a empresa Arteris Fernão Dias, que possibilita ajudar o Hospital com a doação de cadeiras de rodas.

“É uma parceria muito gratificante para nós, que arrecadamos os lacres, com a ajuda de funcionários e população, e na troca recebemos as cadeiras de rodas que são essenciais na prestação de nossos serviços de saúde”, disse a diretora.

Demanda por cadeiras de rodas aumentou no HCSL em tempos de tratamento de pacientes com Covid-19. Foto: Divulgação Ascom/HCSL

140 garrafas de lacre vira uma cadeira de rodas

Segundo a Arteris, desde 2011, com a ajuda de voluntários parceiros da causa, já foram entregues 83 cadeiras de rodas em instituições do estado de Minas Gerais e São Paulo.

A cada 140 garrafas PET cheias de lacres, a Arteris Fernão Dias recebe uma cadeira de rodas, que é destinada a instituições de atendimento social, hospitais, asilos ou escolas.

“Colaboradores, usuários das rodovias, instituições e empresas parceiras atuam de forma voluntária no recolhimento do material, que é acumulado em garrafas PET de 2 litros, servindo de unidade de medida. Os lacres são repassados para indústrias e depois reciclados, voltando a serem utilizados como chapas de alumínios”, explica a gerente de sustentabilidade, Christiana Costa.

Em agosto, quando é comemorado o mês do voluntariado, a concessionária irá entregar 29 cadeiras de rodas pelo programa Lacre Amigo.

Além do benefício social, o Lacre amigo também traz ganhos para o meio ambiente. Com o montante de cadeiras doadas pela Arteris Fernão Dias, mais sete toneladas de lacres foram impedidas de serem descartados de maneira incorreta no meio ambiente.

A cada 140 garrafas PET cheia de lacres uma cadeira de rodas é fabricada. Foto: Divulgação Arteris