Notícia

Covid-19 chega a Gonçalves, destino turístico na Serra da Mantiqueira

Magson Gomes / 11 agosto 2020

Município ficou 145 dias sem nenhum caso de coronavírus. Prefeitura diz que medidas sanitárias foram de importantes para proteger a população.

Cidade ficou quase cinco meses livre da Covid-19. Foto: reprodução Wikipédia

A prefeitura de Gonçalves confirmou, nesta terça-feira, dia 11 de agosto, o primeiro caso de coronavírus no município. A cidade turística, de pouco mais de 4 mil habitantes, localizada na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, estava entre os poucos lugares livres da pandemia em Minas Gerais.

Foram 145 dias, quase cinco meses, desde o início das medidas sanitárias, quando o governo de Minas decretou calamidade pública em razão da pandemia. Agora, das 853 cidades mineiras, apenas 32 permanecem sem nenhum caso da Covid-19.

De acordo com a prefeitura de Gonçalves, o paciente diagnosticado com o vírus fez o exame em laboratório particular. A pessoa não tem problemas de saúde preexistentes e está em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela equipe de Saúde da Família do município.

Em nota, a administração municipal diz que “diferentemente de outros municípios de nossa região, o Poder Público se preparou antecipadamente para enfrentar a pandemia”.

Em março, a prefeitura mandou fechar todos os acessos secundários ao município, incluindo bairros rurais, e implantou barreira sanitária na entrada principal. Para a administração local, as medidas sanitárias foram de suma importância para que a população tivesse várias maneiras de se proteger.

“Desde a estipulação de horários do comércio até a instalação de totens de álcool em gel, com a distribuição gratuita para a população, bem como a desinfecção das ruas e distribuição de máscaras. Reforçamos que todas as medidas vão continuar, mas que é preciso que cada um também se previna”, informa nota da prefeitura.

A cidade implantou um sistema de aplicativo onde os moradores tiram dúvidas. Os questionamentos enviados pela plataforma eOuve são encaminhados ao Departamento de Saúde para serem respondidos.

Ruas centrais de Gonçalves são higienizadas duas vezes por semana. Foto: João Rafael Pinheiro/Prefeitura de Gonçalves

Reaberta para o turismo com restrições

Gonçalves teve suas pousadas reabertas para o turismo no final de junho, mas com restrições. Os estabelecimentos podem ter ocupação máxima de 30% de sua capacidade. Os responsáveis assinaram um termo de compromisso e receberam vistoria da vigilância sanitária. O município possui cerca de 40 pousadas, a maioria localizada na zona rural. Os atrativos naturais permanecem fechados.

Mais Lidas